Mercado Imobiliário

Bairros vizinhos à Faria Lima têm o m² mais caro de São Paulo em 2023, diz Loft

Jardim Europa registrou o metro quadrado mais valorizado da cidade em 10 dos últimos 12 meses

Faria Lima, em São Paulo: bairros ao redor do centro financeiro tem m² mais caro da cidade (Leandro Fonseca/Exame)

Faria Lima, em São Paulo: bairros ao redor do centro financeiro tem m² mais caro da cidade (Leandro Fonseca/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 14h12.

Última atualização em 10 de janeiro de 2024 às 14h44.

A região no entorno da Avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro da cidade de São Paulo, registrou o metro quadrado residencial mais caro da capital paulista em 2023, segundo levantamento da Loft. O Índice Preço Real (IPR) é elaborado mensalmente pela startup e avalia a diferença média de preço pedido pelos proprietários e os valores efetivamente vendidos.

O destaque de 2023 foi o Jardim Europa, na Zona Oeste, que teve o metro quadrado mais valorizado da cidade em 10 dos 12 últimos meses, alcançando R$ 23 mil. A Faria Lima corta o bairro no meio, atraindo executivos que buscam a proximidade com o trabalho no centro financeiro.

O segundo bairro mais caro da cidade no ano passado foi a Vila Nova Conceição, seguido por Vila Olímpia e Itaim Bibi – bairros que ocupam o entorno do centro financeiro. As 10 regiões mais caras para se viver na cidade estão nas imediações ou tem fácil acesso à Faria Lima; veja lista:

"A liderança de Jardim Europa e Vila Nova Conceição vem de uma combinação de fatores. Esses bairros possuem localização estratégica, próximos a grandes centros de negócios, com muita área verde, atendendo a uma demanda contínua por residências de alto padrão", afirmou, em nota, Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Ainda segundo o índice, o Jardim Europa foi também protagonista entre os bairros com a menor diferença entre o preço anunciado pelos vendedores e efetivamente transacionado. 

O bairro figurou durante todo o ano entre os três que melhor registraram alinhamento entre as expectativas dos vendedores e dos compradores. Desde outubro de 2023, pertence ao Jardim Europa a menor diferença entre valor anunciado e valor transacionado na capital paulista.

Na ponta oposta, o bairro com menor preço do metro quadrado é o Sacomã, na região sudeste da cidade, que esteve entre os três bairros mais acessíveis durante nove dos 12 meses de 2023. São Lucas, na Zona Leste, e Tremembé, na Zona Norte, também foram destaque de preços mais baixos ao longo do ano.

Os bairros destacados em 2023 ocupam ainda posições parecidas no primeiro índice divulgado pela Loft este ano, com os primeiros dados de janeiro.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Faria LimaLoftMercado imobiliárioImóveisaluguel-de-imoveisVendas

Mais de Mercado Imobiliário

O que é laudêmio e como ele afeta a negociação de imóveis em áreas costeiras

Posse provisória: saiba o que é e como funciona esse tipo de posse em transações imobiliárias

Preços de imóveis na China sobem em 23 cidades e apontam recuperação

Recorde de vendas e lançamentos impulsionam bom resultado da Direcional