Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, é conhecida por seu clima gelado e por ser a "Capital Nacional do Frio" (Marilia Sutil/ Futura Press/Estadão Conteúdo)
Publicado em 29 de novembro de 2024 às 09h44.
O Brasil não é conhecido apenas pelo sol e pelas praias, o frio intenso também ganha destaque, especialmente no Sul. As cidades localizadas nas serras do Sul e Sudeste são as principais responsáveis por esse clima mais gelado, com temperaturas que podem cair abaixo de 0°C e até registrar geadas e neve.
Aqui estão as 10 cidades mais frias do Brasil, de acordo com o site Tempo.com:
Considerada a cidade mais fria do Brasil, Urupema tem uma temperatura média anual de 14ºC. Localizada na região serrana de Santa Catarina, recebeu o título de 'Capital Nacional do Frio' em 1º de dezembro de 2021. Em 2024, registrou a menor temperatura do ano no país: -7,2ºC.
No inverno, a temperatura mínima fica em torno de 6ºC. Com uma altitude média de 1.425 metros, a mais alta do estado, Urupema frequentemente registra temperaturas negativas. Sua paisagem é marcada por geadas intensas e até neve no inverno.
Também na Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra é conhecida por temperaturas frequentemente abaixo de 0ºC no inverno.
A temperatura média anual é de cerca de 15ºC. Durante o inverno, as mínimas ficam por volta de 8ºC e as máximas chegam a 17ºC. A cidade é um destino turístico popular para os amantes do frio.
Famosa pelas fortes geadas e neve ocasional durante o inverno frio e úmido, São Joaquim é um importante destino turístico relacionado ao frio.
As temperaturas diárias no inverno variam de 0ºC a 10ºC, podendo atingir valores negativos. Climatologicamente, a cidade apresenta uma mínima de 6ºC e uma máxima de 15ºC durante o inverno.
Urubici é uma das cidades mais frias do estado de Santa Catarina. As geadas são muito comuns no inverno, principalmente em julho e agosto, e há chances de neve.
Durante o inverno, as temperaturas mínimas ficam em torno de 7ºC e as máximas chegam a 16ºC.
Localizada no norte de Santa Catarina, São Bento do Sul é conhecida por seu clima frio. A ocorrência de geadas e temperaturas abaixo de 0ºC é comum no inverno.
A temperatura média anual é de 16,40ºC. No inverno, a mínima climatológica fica em torno de 9ºC e a máxima por volta de 18ºC.
Uma das mais famosas cidades turísticas do Rio Grande do Sul, Gramado é conhecida por seu clima frio. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade registra geadas frequentemente e, ocasionalmente, neve. As temperaturas diárias no inverno variam de 4ºC a 14ºC, podendo atingir valores negativos.
A média das mínimas no inverno é de 9ºC, enquanto as máximas ficam em torno de 18ºC.
Próxima a Gramado, Canela é outra importante cidade turística na Serra Gaúcha. Durante o inverno rigoroso, as temperaturas são bem baixas, podendo chegar a valores negativos. Geadas são frequentes e, por vezes, ocorre neve.
A temperatura mínima média no inverno é de 8ºC, com máximas chegando a 17ºC.
Localizada na Serra Gaúcha, São José dos Ausentes é conhecida por seu clima muito frio. A cidade registra temperaturas negativas, geada constante e neve quase todos os anos. A temperatura média anual é de cerca de 14ºC.
No inverno, as mínimas ficam em torno de 7ºC e as máximas chegam a 17ºC.
Monte Verde, distrito no extremo sudoeste de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, apresenta invernos frios para os padrões do país. As temperaturas diárias no inverno variam entre 4°C e 18ºC, com fortes geadas. A menor temperatura registrada foi de -4,5°C em 30 de julho de 2021.
Climatologicamente, no inverno, a mínima fica em torno de 10ºC e a máxima chega a 20ºC.
Conhecida como a "Suíça brasileira", Campos do Jordão é a cidade mais alta do país e uma das mais frias do Sudeste. Com uma altitude de 1.628 m, nos meses de inverno a temperatura mínima média é de 10°C e a máxima de 21ºC. As temperaturas diárias podem ficar em torno de 0ºC. Embora a neve seja rara devido ao clima seco do inverno, as geadas são comuns.
Estas cidades oferecem uma experiência única para quem busca o frio no Brasil, com paisagens deslumbrantes e temperaturas que podem surpreender até mesmo os mais acostumados com o clima tropical do país.