Mentoria

Apresentado por EXAME MENTORIA PME

Empreendedores criam startup de sucesso em programa de mentoria

No programa EXAME Mentoria PME, empreendedores trabalham em novas soluções para seus negócios ao lado de presidentes de grandes empresas

Os sócios da Segurize, Renato Cordeiro e Keyton Pedreira: nova empresa criada durante o Mentoria PME (Alexandre Battibugli/Divulgação)

Os sócios da Segurize, Renato Cordeiro e Keyton Pedreira: nova empresa criada durante o Mentoria PME (Alexandre Battibugli/Divulgação)

PG

Paula Gondim

Publicado em 3 de março de 2017 às 17h04.

Última atualização em 20 de março de 2017 às 16h51.

O primeiro passo para manter um negócio de sucesso é se planejar para desenvolver boas ideias. No segundo semestre de 2016, 38 empreendedores de 21 empresas tiveram a oportunidade de analisar e rever seus próprios planos de negócios sob a orientação de presidentes de grandes companhias.

O programa Mentoria PME, criado pela revista EXAME, reúne empreendedores e gestores de sucesso para discutir formas de crescimento e soluções para os desafios mais comuns de pequenas e médias empresas. Além de encontros individuais com os executivos, os participantes contam com palestras e aulas de professores da Fundação Dom Cabral, parceira do programa e considerada a melhor escola de negócios da América Latina.

Os presidentes analisam em profundidade o negócio selecionado e apresentam um diagnóstico da situação enfrentada pelos empreendedores. Desses encontros surgem várias soluções, inclusive novos negócios.

É o caso da Segurize, empresa de seguros criada graças aos encontros dos sócios Keyton Pedreira e Renato Cordeiro com o presidente da Suzano Papel e Celulose, Walter Schalka, durante a primeira edição do Mentoria PME.

“Temos uma corretora de seguros tradicional que atua no mercado corporativo e outra empresa de tecnologia que oferece soluções para corretoras. Nosso mentor trouxe a ideia de combinar os dois negócios para gerar um projeto inovador”, diz Pedreira.

Para Renato Cordeiro, a união de diferentes experiências corporativas foi essencial. “Combinamos a vivência de Walter Schalka em modelos de maior escala com a nossa agilidade de pequena empresa para conseguir chegar a esse novo modelo”, afirma.

A Segurize foi a resposta dos empreendedores para o potencial de crescimento limitado de suas outras empresas. “As empresas não tinham um diferencial que permitisse, nas palavras de Schalka, um ‘crescimento quântico’ que nos trouxesse um resultado rápido”, afirma Keyton Pedreira.

A nova empresa é um exemplo de “insurtech” – combinação das palavras insurance (seguro, em inglês) e technology (tecnologia). É o nome dado às startups voltadas ao mercado de seguros. Por meio de um aplicativo, os profissionais do setor podem se inscrever para intermediar novos negócios para a Segurize. Se os potenciais clientes realizam a compra do seguro, o usuário que indicou o contato recebe pontos, que podem ser convertidos em dinheiro ou produtos. “Conseguimos trazer para o mercado de seguros o modelo de negócios em que Uber e Airbnb têm sucesso absoluto”, explica Pedreira.

Já são 16 000 usuários cadastrados na plataforma desde o lançamento, há três meses. Nas duas primeiras semanas de abertura do aplicativo para o público, foram 200 indicações de novos clientes. “Pela velocidade de crescimento, queremos chegar a 1 milhão de pessoas em menos de dois anos”, afirma Keyton Pedreira.

A segunda edição do Exame Mentoria PME está agendada para o primeiro semestre de 2017. Conheça o programa e veja como se inscrever no site do programa.

Acompanhe tudo sobre:EXAME Mentoria PME