Marketing

Visita papal impulsiona venda de souvenirs no R. Unido

Bonés de beisebol, camisetas, chaveiros, bolsas, jarras e xícaras, além de crucifixos e rosários são vendidos nas ruas

Visita do papa Bento XIV impulsiona venda de souvenirs no Reino Unido (Pool /Getty images)

Visita do papa Bento XIV impulsiona venda de souvenirs no Reino Unido (Pool /Getty images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

Londres - Faltando ainda mais de um mês para visita do papa Bento XVI ao Reino Unido já se multiplicam na região todo tipo de souvenirs relacionados a presença do líder máximo da igreja católica.

Bonés de beisebol, camisetas com o slogan "Team Benedict", chaveiros, bolsas, jarras e xícaras, além de crucifixos e rosários se proliferarão nas ruas.

A viagem do papa de quatro dias à Inglaterra e à Escócia está prevista para começar em 16 de setembro.

A Sociedade Nacional Secular, que faz campanha contra, se dedica a vender suas próprias camisetas com as palavras "Pope Nope" (papa não).

A Conferência Episcopal da Inglaterra e de Gales encomendou até mesmo pulseiras da joalheria Swarowski com a figura do cardeal Newman estampada, um dos principais representantes do catolicismo inglês posterior à reforma e quem o Pontífice beatificará em 19 de setembro em Birmingham.

Segundo o jornal "The Times", que divulga hoje a notícia, a Igreja Católica precisa de todo esse "merchandising" para custear a visita, que pode chegar a 24 milhões de euros, dos quais pagará só parte já que se trata ao mesmo tempo de uma visita pastoral e de Estado.


A rainha Elizabeth II receberá o máximo pontífice em 16 de setembro na capital escocesa e nesse mesmo dia Bento XVI oficiará uma missa ao ar livre em Glasgow.

A Igreja Católica deve contribuir com 8,4 milhões de euros para o custo total da visita. Até agora com a venda de artigos alusivos ao papa já foram arrecadados 6,3 milhões de euros.

Os custos são elevados devido à estrita regulamentação britânica em matéria de segurança e saúde pública e diante da possibilidade de ataques terroristas.

A Sociedade Nacional Secular se amparou na lei sobre liberdade de informação para reivindicar ao Ministério do Interior que torne público o custo da operação policial para proteger o papa em seus atos públicos neste país.

Enquanto isso, a "BBC" prepara um documentário sobre os escândalos de pedofilia envolvendo padres católicos, assim como sobre a nova operação de relações públicas dirigida pelo principal porta-voz do Opus Dei no Reino Unido, Jack Valero.

Segundo "The Times", o objetivo dessa operação é "transmitir uma mensagem positiva sobre o papa Bento.

Leia mais notícias sobre o Reino Unido

Siga as últimas notícias de Marketing no twitter

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingEuropaMerchandisingPaíses ricosReino Unido

Mais de Marketing

O poder de não saber: quando a pergunta certa vale mais do que mil certezas

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat

De bebês mamíferos ao garoto Bombril: relembre 5 campanhas que marcaram época