EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
Rio de Janeiro - Há três anos os consumidores brasileiros elegem um produto como o melhor do ano. Desde 2007 o Produto do Ano aponta as principais inovações e o comportamento de consumo no país e percebe-se que houve um crescimento exponencial em lançamentos de produtos alimentares. O maior destaque neste curto período é o aumento gradual da renda dos brasileiros e seu maior poder de compra e de informação.
A avaliação referente a 2009 mostra que o produto mais satisfatório para os consumidores é o Toddyferente - que também aparece no topo da lista de produtos mais atrativos -, seguido por Cepacol Cool Ice e Gillette Mach 3. Esta é a prova de que investir em inovação, hoje, com a avaliação do Produto do Ano, torna-se uma estratégia de marketing percebida de forma positiva pelos consumidores.
O estudo feito pelo Ibope aponta para 96% de satisfação com relação a Toddyferente. Procurado pelo Mundo do Marketing, o departamento responsável pelo produto informou que não concederia entrevista porque o produto não faz mais parte do portfólio da Pepsico. Outra marca procurada foi a Sanofi-Aventis, detentora de Cepacol Cool Ice, que não respondeu às ligações da redação até o fechamento desta reportagem.
Inovação e continuidade
A pesquisa avaliou 36 categorias de produtos de Higiene & Beleza, Alimentos e Home Care, entre 3 mil consumidores de 18 a 64 anos, homens e mulheres de classes A, B e C, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba, em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Além dos produtos mais bem avaliados citados nas categorias Alimentos e Higiene & Beleza, o Produto do Ano 2009 de Home Care é o Ariel Líquido Max.
O Produto do Ano prima pela inovação. Porém, muitos produtos fazem parte da lista desde o primeiro ano de estudos no Brasil. "Temos produtos que estão desde o primeiro ano da pesquisa no país. Ao repetirem a presença, isto remete a bons resultados das empresas. Por isso que elas continuam aparecendo", afirma Antônio Peres, CEO do Produto do Ano no Brasil.
Com a maioria dos pesquisados pertencentes à classe C (53%), o que chama a atenção é a escolha de produtos de Higiene & Beleza como o mais utilizado. "Isto é um reflexo da maior renda disponível e do maior poder de compra e informação destes consumidores, além da sensibilização para prevenção bucal", explica Peres ao site.
Brasileiros gostam de novos produtos
Para as empresas que pretendem lançar produtos no mercado brasileiro, o estudo do Ibope mostra um belo horizonte pela frente. Isto porque 78% dos consumidores admitem pagar um pouco mais por um produto novo, desde que ele o satisfaça. Para reforçar, a pesquisa aponta para 87% de pessoas que gostam de experimentar os lançamentos no varejo. "A inovação deve estar ligada à cultura interna das empresas, permitindo novas sugestões para atender às expectativas do consumidor", diz o CEO.
Para atrair o consumidor e fazê-lo comprar um novo produto é preciso oferecer uma boa relação custo-benefício. Esta é a expectativa de 68% dos entrevistados para o Produto do Ano 2009. Alimentos mais naturais representam a característica mais atraente para 48% das pessoas que responderam a pesquisa.
Entre os 10 produtos mais atrativos para os brasileiros, seis pertencem à categoria Beleza & Higiene Pessoal; três de Alimentos e um para Home Care. "O Brasil sempre é uma surpresa nas edições do Produto do Ano porque além de responder, o país ultrapassa as expectativas com relação ao consumo e a inovação. Na categoria de alimentos, a tendência mundial é de criarem cada vez mais produtos pronos para comer, que demorem o mínimo tempo possível. Já a reformulação de Toddy acarreta em maior notoriedade, e isto influencia na hora da compra", completa Antônio Peres.
Opiniões e atitudes de consumo e inovação
- 78% dos consumidores pagam mais por um produto novo satisfatório
- Experimentar novos produtos é prazeroso para 87% dos brasileiros
- A principal característica que atrai 68% dos consumidores a comprarem um novo produto é a boa relação custo-benefício
- 12% compram novos produtos que possam ser transportados para qualquer lugar
- Entre jovens de 18 a 24 anos, 65% deles escolhem um novo produto com base em custo-benefício, enquanto os consumidores entre 50 e 64 anos somam 69%
- 48% se sentem atraídos por novos produtos naturais
- Novos produtos saudáveis chamam a atenção de 44% dos consumidores de SP. Já em Porto Alegre, 51% dos gaúchos se sentem atraídos a comprar estes produtos.
- 52% dos entrevistados recomendaram novos produtos nos últimos 6 meses. Destes, 59% tem idade entre 30 e 39 anos e a maioria (66%) vive em Curitiba.
- A maior satisfação entre os novos produtos lançados foi o Toddyferente (96%)
- Dos 10 produtos que geraram mais satisfação, 6 deles são da categoria Beleza & Higiene Pessoal, 3 de Alimentos, 1 de Home Care.
Leia mais notícias sobre pesquisas de mercado