TIM: três campanhas suspensas pelo Conar
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 13h45.
São Paulo - O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) reuniu-se na última quinta-feira (17) pela primeira vez em 2011.
Na reunião, na qual foram debatidos e votados doze processos éticos, foi definida a suspensão de três campanhas publicitárias da TIM.
A ação “TIM Empresa Mundi” foi suspensa por unanimidade dos votos dos 61 conselheiros presentes na reunião. Já as iniciativas “A TIM, que é líder no Paraná e em Santa Catarina, desde junho é a operadora líder em toda Região Sul do Brasil” e “Paranaenses, catarinenses e gaúchos, a TIM agradece pela preferência” foram suspensas por decisão da maioria dos conselheiros.
O Conselho de Ética do Conar avaliou um processo de 2009, oito de 2010 e três de 2011. O processo de 2009 diz respeito a uma ação publicitária do “Ron Montilla”, que também foi suspensa por unanimidade dos votos.
Os conselheiros determinaram ainda a alteração das seguintes campanhas: “Votomassa – Alguém tinha que fazer primeiro”; “Unilever - Cada gesto conta”; “DDD ilimitado Embratel”; “Net Vírtua com 1 mega por R$29,80 por mês no Net Combo”; “Nextel - Bem-vindo ao clube”; “Primo Schincariol - É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra”, e “É disso que eu gosto - Cerveja Colônia”.
Os conselheiros avaliaram também a campanha “Hyundai Caoa – Autoesporte: Hyundai IX35 - O legítimo Utilitário do Ano 2011”. Após análise, decidiram que pela alteração da ação, agravada por advertência ao anunciante e sua agência, a Z+, por maioria de votos.
Apenas um processo foi arquivado pelo Conselho de Ética do Conar: “Elle - A maior revista de moda do mundo”.