Marketing

Tênis da Nike fazem você correr mais rápido — e até a concorrência usa

Os calçados Nike Vaporflys podem melhorar a eficiência energética durante uma corrida em até 4,2%, diz estudo

Nike: tênis da linha Vaporflys melhoram eficiência energética em corridas (Nike/Divulgação)

Nike: tênis da linha Vaporflys melhoram eficiência energética em corridas (Nike/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 15 de agosto de 2020 às 19h38.

Última atualização em 17 de agosto de 2020 às 15h04.

Vaporfly. Esse é o nome da linha de tênis da Nike que corredores profissionais têm usado para aumentar a performance em maratonas. Eles têm sido adotados tanto por aqueles que são patrocinados pela Nike quanto por aqueles que têm patrocínio da concorrência. De acordo com o site americano Business Insider, atletas com contratos com outras marcas têm usado os tênis com adevisos para esconder a marca.

Os tênis Nike Vaporfly oferecem maior eficiência energética aos corredores. Os calçados têm a estrutura da sola feita de espuma e de carbono. Esses materiais garantem que o corredor precise gastar menos energia a cada passo durante uma corrida.

Corredores patrocinados por marcas como New Balance e Under Armor se viram em desvantagem em relação a corredores da Nike, e alguns deles começaram a usar os tênis Vaporflys para correr.

O corredor irlandês Stephen Scullion, patrocinado pela Under Armor, foi avistado usando tênis da Nike totalmente pretos, que escondem o logotipo e identidade visual dos tênis de corrida. Fotos da Maratona KBC de Dublin de 2019 mostram o atleta com os calçados. Ele terminou a corrida em segundo lugar.

O maratonista artgentino Joaquín Arbe também foi pego usando os Vaporflys disfarçados na meia-maratona de Buenos Aires, em agosto do ano passado. Ele é patrocinado pela New Balance.

A estimativa é de que os tênis Nike Vaporfly aumentem a performance de atletas em até 4,2%, mais do que o suficiente para passar primeiro pela linha de chegada. O número foi apontado por um estudo independente feito por dois pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, e da Universidade Estadual Grand Valley, nos Estados Unidos.

Algumas vitórias importantes, e recentes, já estão na conta dos tênis da Nike. Os corredores Eliud Kipchoge e Geoffrey Kamworor venceram maratonas usando os tênis de corrida da Nike e Brigid Kosgei quebrou o recorde na maratona de Chicado usando os calçados Vaporfly.

Acompanhe tudo sobre:CorridaExercícios FísicosNike

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025