Edu Lyra, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões: ONG vai ao SXSW com programação diária na SP House (Leandro Fonseca/Exame)
Repórter Especial
Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 18h28.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 18h35.
Depois de reunir um dos maiores públicos da SP House no ano passado durante o Favela Day, a Gerando Falcões, ecossistema social que atua nas favelas e periferias do Brasil, volta ao South by Southwest (SXSW) para uma participação ainda maior no festival, que acontece em Austin (EUA) entre os dias 07 e 15 de março.
A ONG será responsável por parte da programação da SP House, iniciativa do Governo de São Paulo que funciona como hub para a conexão entre brasileiros e pessoas do mundo todo interessadas em gerar insights e negócios sobre temas como economia criativa, tecnologia e audiovisual.
Considerado um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo, o SXSW recebe anualmente uma grande delegação brasileira interessada nos mais diversos assuntos e bussiness. Na edição deste ano, a EXAME estará na cobertura ao vivo direto do festival.
Durante os dias 09, 10 e 11 de março, das 11h às 12h, a ONG comandará o Favela Valley by Gerando Falcões, reunindo talentos das periferias e pessoas aliadas à transformação social. Com curadoria da diretora de tecnologias sociais, Nina Rentel, e do CMO, Sérgio Rocha, ambos da Gerando Falcões, o Favela Valley terá painéis globais e uma masterclass.
“Para este ano, além dos talentos das favelas e periferias, trouxemos também pessoas relevantes no cenário do impacto social e cases que possibilitarão à plateia ter uma visão global da transformação social e sobre como é possível tirar a inovação do papel em territórios marcados pela escassez”, afirma Rocha.
Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, abre o Favela Valley com um painel sobre o programa ASMARA, uma plataforma de autonomia financeira e empoderamento de mulheres baseado na venda direta de roupas e acessórios oriundos de doações de pessoas físicas e empresas privadas. Lançado em 2023, o programa já impactou 4,4 mil mulheres e gerou R$ 3,5 milhões de faturamento.
Outros painéis ainda trazem Kdu dos Anjos, artista e empreendedor de periferia e diretor do documentário “Folia dos Anjos”, e Michelle Schneider, professora convidada na SingularityU Brazil e autora do livro “O Profissional do Futuro”.
Organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, a SP House será um hub para oportunidades de negócios e investimentos internacionais.
O Governo SP levará uma comitiva com 10 empresas brasileiras para o SXSW, a fim de incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro. O espaço contará ainda com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de companhias como Sabesp e Prodesp.
A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp.
De acordo com a IvestSP, a expectativa é ampliar o número de visitantes, superando as 10,5 mil pessoas, de 52 nacionalidades, que passaram pelo espaço em 2024. Para esta edição, Konrad Dantas, criador e fundador da KondZilla, foi escolhido como embaixador musical.
09/03 (11h - 12h)
Tema: ASMARA: a nova tecnologia social das favelas
Palestrante: Edu Lyra, empreendedor social, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões
10/03 (11h - 12h)
Tema: Hackeando a pobreza: tecnologia, impacto e transformação social
Participantes:
11/03 (11h - 12h)
Tema: O futuro do trabalho na quebrada: tecnologia, inclusão e revolução de oportunidades
Participantes: