Marketing

SP House recebe 50% mais visitantes no SXSW 2025 em comparação a 2024

Iniciativa do Governo de São Paulo ampliou sua presença no evento com conteúdo diversificado e uma área inédita para negócios

SP House ampliou sua presença no evento, oferecendo 32 horas de conteúdo, apresentações musicais e uma área de negócios inédita para networking e parcerias estratégicas (Divulgação)

SP House ampliou sua presença no evento, oferecendo 32 horas de conteúdo, apresentações musicais e uma área de negócios inédita para networking e parcerias estratégicas (Divulgação)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 13 de março de 2025 às 11h37.

Última atualização em 13 de março de 2025 às 11h38.

Tudo sobreSXSW 2025
Saiba mais

AUSTIN, TEXAS - A SP House foi o ponto de encontro dos brasileiros no South by Southwest (SXSW) e atraiu mais de 15 mil visitantes de 55 países ao longo de quatro dias de programação em Austin, nos Estados Unidos.

A iniciativa do Governo de São Paulo ampliou sua presença no evento, oferecendo 32 horas de conteúdo, apresentações musicais e uma área de negócios inédita para networking e parcerias estratégicas. O número de visitantes superou os 10 mil registrados em 2024.

A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo, foi organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas em parceria com a InvestSP e a Prefeitura de São Paulo. O espaço reuniu secretarias como Desenvolvimento Econômico e Comunicação, além de empresas públicas como Sabesp e Prodesp. O evento contou ainda com o patrocínio de Ambev, Fundação Itaú, Itaú e Toyota.

Marilia Marton, a secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, destacou que a participação da SP House reforça o papel do estado como um dos principais polos globais de criatividade e tecnologia. “Tivemos recorde de visitantes, ampliação do espaço e uma programação que abriu portas para oportunidades de negócios, colaborações internacionais e fortalecimento da economia criativa. Estar aqui é mostrar ao mundo que São Paulo é um lugar onde ideias inovadoras se transformam em realidade e impactam a sociedade”, diz ela, afirmando ainda que a iniciativa é fruto de um investimento de R$ 12 milhões.

Com um espaço ampliado de 1.200 m², a SP House reuniu palestrantes e especialistas em temas como inteligência artificial, economia criativa, tecnologia social e cidades inteligentes. A agenda incluiu keynotes internacionais, painéis sobre o impacto da publicidade, futuro do trabalho e descarbonização. A futurista Amy Webb participou da programação e acompanhou a transmissão do “Emerging Tech Trend Report” diretamente da casa.

A programação contou com o painel "Clipe da Quebrada", que apresentou um projeto de fomento ao audiovisual periférico, contratando diretores de pequenas produtoras para criar videoclipes de artistas das Fábricas de Cultura. O painel teve a participação de KondZilla, um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro. O movimento SP por Todas, criado para dar visibilidade à rede de apoio do estado, também esteve presente com ativações e conteúdos voltados para a diversidade e inclusão.

No dia 10 de março, a SP House sediou o Business TalkSão Paulo: The Rising Star of Global Investments”, conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. O painel abordou como o estado tem se consolidado como um dos principais hubs globais de investimentos.

“A SP House foi um sucesso e certamente vai gerar muitos frutos para o desenvolvimento econômico de São Paulo. Fizemos reuniões estratégicas com empresários e apresentamos nosso potencial para atração de investimentos”, afirmou Lima.

A curadoria musical teve a parceria da Billboard Brasil e encerrou a programação diária com shows e DJs. Entre os destaques da SP House, esteve a palestra “How to boost your profile and become a creator at SXSW” com Luiz Gustavo Ribeiro, do LinkedIn.

SXSW em SP?

Durante o evento, foi anunciada a primeira edição do SP2B, que ocorrerá no Parque Ibirapuera de 9 a 16 de agosto de 2026. O evento, inspirado no SXSW, deve atrair mais de 500 mil visitantes, incluindo investidores, startups, acadêmicos e criadores de conteúdo.

O idealizador do evento, Rafael Lazarini, CEO da Da20 e fundador do Rio2C, destacou que a iniciativa pretende consolidar São Paulo como um centro financeiro, de negócios e criatividade.

“O evento não é apenas sobre tecnologia, inovação ou negócios. Ele é muito sobre as cidades e a discussão de visões e soluções para um futuro sustentável desses espaços em um mundo essencialmente urbano”, afirma Lazarini.

A escolha do SXSW para a apresentação reforça a conexão de São Paulo com os principais circuitos globais de inovação, cultura e tecnologia.

Artes e ativações

A fachada da SP House contou com uma obra assinada por Carolina "Afolego", grafiteira de Mauá, que se dedica à arte urbana desde 2013. No último dia, o espaço recebeu a instalação “We are that and much more”, com retratos dos visitantes projetados na fachada.

O evento também incluiu a Art Station, com os artistas Tico Canato e Afolego, além do Open Air Studio, que recebeu entrevistas com autoridades e influenciadores. O Museu do Café marcou presença com degustações de café paulista, e a experiência imersiva Sampa Sky transportou os participantes para paisagens icônicas de São Paulo.

Hub de oportunidades

A SP House também foi palco para a missão do programa Creative SP, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas e InvestSP. Dez empresas foram selecionadas para apresentar seus projetos e atrair investidores internacionais: Acelera-ai, Brunch, Creators Platform, Lampada.ag, Let’s Gig, Mavo Content, Movieart, Skyfix, Stratostorm e Submarino Fantástico.

As sessões de pitch conectaram as empresas a novos parceiros e reforçaram São Paulo como um hub global de economia criativa e inovação.

Leia mais sobre SXSW 2025:

Acompanhe tudo sobre:SXSW 2025SXSW

Mais de Marketing

A aposta da Puma no 'esporte fitness que mais cresce no mundo'

OpenAI aposta em narrativa humana na maior campanha global do ChatGPT

Skincare de luxo ganha força com ativações na Paris Fashion Week

Aperto de mãos vira cupom e rende ao Mercado Livre a melhor Black Friday da história