Marketing

Samsung ressuscita "guerra dos sexos" na publicidade

Cabe lembrar que a publicidade sempre foi acusada por ser machista e apresentar a mulher como “objeto”, sobretudo nas campanhas de bebidas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2013 às 15h53.

Uma campanha desenvolvida pela Samsung, para promover um dispositivo capaz de turbinar a TV com novas funcionalidades, virou tema de debate nos Estados Unidos.

O comercial foi considerado sexista por parte do público, já que rotula a figura do homem ao representá-lo com um sujeito vazio e mal-educado, e que fica jogado no sofá assistindo a TV.

Mas isso, somente até o momento em que a sua mulher instala o tal dispositivo Evolution Kit. Imediatamente este marido, aparentemente sem nenhuma qualidade, se transforma numa máquina de eficiência, cumprindo com perfeição e velocidade todas as tarefas do lar.

Seria a eterna guerra dos sexos migrando para o universo da propaganda? Cabe lembrar que a publicidade sempre foi acusada por ser machista e apresentar a mulher como objeto, sobretudo nas campanhas de bebidas, voltadas para o público masculino.

Mais recentemente, no entanto, mudanças comportamentais em todos os níveis da sociedade permitem que este jogo também mude de lado, e que surjam assim situações contrárias, agora também ironizando a figura do homem.

Recentemente a campanha Homens Evoluídos, da Bombril, gerou alguns debates e até mesmo acusações no CONAR, por ser considerada sexista e discriminatória ao sexo masculino.

Em um dos vídeos, a humorista Mônica Iozzi diz que o homem deixa um cheiro estranho na roupa. Depois do futebol, então, qualquer cachorro molhado é mais cheirosinho. Aproximadamente 40 homens apresentaram queixas.

Campanha da Samsung:

https://youtube.com/watch?v=u9HMhSvnbmk

Acompanhe tudo sobre:HomensPublicidadeTelevisãoTV

Mais de Marketing

Stanley lança copos Quenchers da Barbie para celebrar 65 anos da boneca

Nike: CBF recusa oferta inicial da marca em busca de camisa mais valiosa do mundo

Diversidade, equidade e inclusão são negócios, defende executiva de marketing da Visa

Farm ganha destaque em "Emily in Paris" com look usado por Lily Collins