Marketing

Saída de Ronaldo levanta a bola do Corinthians na web

Time foi assunto em metade das menções nas redes sociais sobre 20 principais clubes de futebol do país

Corinthians: 40% das menções sobre o time se referia ao Ronaldo (Daniel Kfouri/Placar)

Corinthians: 40% das menções sobre o time se referia ao Ronaldo (Daniel Kfouri/Placar)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 12h57.

São Paulo - Durante o período de 11 a 15 de fevereiro, a MITI Inteligência realizou um estudo que analisou o buzz que o mundo do futebol causa na rede. Foram capturadas 112.206 interações citando os 20 principais clubes de futebol do país (série A do Campeonato Brasileiro de 2011).

Para a gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti, as mídias sociais trazem o famoso papo do boteco para o meio on-line. “O mundo esportivo também movimenta as redes sociais. Vários jogadores têm presença ativa na web e por consequência movimentam também as interações entre os próprios torcedores”, ressalta. Por meio da plataforma PostX foram monitorados Twitter, Facebook, YouTube, Blogs e Fóruns.

A pesquisa constatou que o clube mais popular nas redes sociais é o Corinthians, com mais de 25 mil menções, quase o dobro do segundo time mais comentado, o Flamengo, com menos de 13 mil citações. O principal motivo para esta condição foi a aposentadoria do Ronaldo, que aconteceu durante o período monitorado. Na terceira posição ficou o Vasco, com quase 12 mil interações. Graças a um placar elástico no jogo contra o América-RJ (9x0), o clube foi lembrado inclusive por torcedores de times rivais. Na sequencia vieram: Palmeiras, Botafogo, Santos, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Atlético MG, Avaí, Coritiba, Bahia, Figueirense, Atlético PR, Ceará, Atlético GO. O clube menos citado foi o América de Minas Gerais, com pouco mais de 30 comentários.

Considerando as citações dos quatro grandes times paulistas e dos quatro grandes times cariocas, que totalizaram 84,5 mil menções, o Twitter foi a rede responsável pelo maior número de interações, representando 54,99% do total. O Facebook gerou mais de 26 mil comentários, representando 31,63% das interações. Os Blogs representaram 8,70%, com cerca de 8 mil menções, e o Youtube, entre vídeos e comentários, gerou mais de 3 mil citações no período analisado.

Buscando entender de maneira mais aprofundada como o torcedor se comporta nas mídias sociais, a pesquisa filtrou o conteúdo relacionado às torcidas dos quatro maiores clubes do Brasil: Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Do total de 4.248 interações capturadas quando o assunto em pauta é a relação do torcedor com os times em questão, o Corinthians continuou sendo o mais citado, com mais de 50% das menções. Desse conteúdo, 40% se referia ao Ronaldo, demonstrando a importância do jogador para o clube e torcida. 58,12% do conteúdo apresentou um caráter neutro, 25,13% positivo e 16,75% foram comentários negativos - principalmente manifestações das outras torcidas que expressavam sua rivalidade com o clube e, por conseqüência, seu descontentamento com o ex-jogador Ronaldo.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesCorinthiansEsportesestrategias-de-marketingFutebolInternetMarcasRedes sociaisRonaldo

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo