Marketing

Sabe como seu apetite ameaça o Planeta? Maioria não faz ideia

Pesquisa mundial mostra que 9 em cada 10 consumidores não reconhecem a produção de alimentos como a maior ameaça ao meio ambiente

 (Tara Moore/Getty Images)

(Tara Moore/Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 14h30.

São Paulo - Você sabia que as escolhas que faz à mesa têm um impacto sobre o Planeta? Chances são altas da resposta ser "não". Uma pesquisa mundial realizada pelo grupo ambientalista WWF aponta que 9 em cada 10 pessoas não fazem ideia de que a produção e o consumo de alimentos — incluindo o desperdício — é a maior ameaça para o meio ambiente global. 

Divulgada nesta terça-feira (16), por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, a pesquisa mostra que, apesar do sistema de produção e consumo de alimentos ser o maior consumidor de recursos naturais (como terra, água e energia) e também o maior emissor de gás de efeito estufa, vilão do aquecimento global, 40% dos entrevistados julgam que sua ameaça à natureza é "menos que significante".

Apenas 9% deles reconhecem que a forma de produção e consumo de alimentos é a maior ameaça ao ecossistema global.

A desconexão é maior entre os jovens: 11% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos não consideram o sistema alimentar uma ameaça à natureza. Em contrapartida, cerca de 60% das pessoas com mais de 55 anos se demonstraram mais conscientes sobre o assunto.

O estudo destaca que a produção de alimentos consome 34% do solo e 70% da água dos rios disponíveis, e é a principal causa de desmatamento e de perda de habitat no mundo.

Pior, nem tudo que é produzido serve ao seu fim: a cada ano, a humanidade desperdiça um terço de todos os alimentos que produz, enquanto 821 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, panorama distante da meta da ONU de reduzir a zero a fome no mundo até 2030 como parte de sua agenda de Desenvolvimento Sustentável. 

Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados sentem que pode ser feito mais para resolver o problema, 66% querem especificamente que os governos sejam mais proativos e 60% querem que as empresas aumentem seus esforços.

O levantamento, realizado em parceria com a empresa de pesquisa YouGov, entrevistou 11.000 pessoas na Austrália, Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Malásia, Holanda, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, países que têm sua segurança alimentar ameaçada por danos à natureza. 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAlimentosMeio ambiente

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?