"A diferença entre cinema e propaganda é que no cinema conto uma história em 90 minutos, enquanto na propaganda tenho que fazer isso em 30 segundos". A frase do roteirista e diretor de cinema Carlos Manga não deixa dúvidas sobre a proximidade entre a sétima arte e a publicidade. Afinal, a criatividade e a inspiração estão presentes em ambos os casos, fazendo com que a tramitação entre os dois universos não só aconteça, como resulte em trabalhos excepcionais. Talvez nem todo mundo saiba, mas a história da publicidade conta com diversas campanhas dirigidas por grandes nomes do cinema. Reunimos algumas que merecem destaque, confira:
Considerado por muitos o melhor comercial de todos os tempos, o filme "1984" da Apple foi dirigido por ninguém menos que Ridley Scott, diretor de clássicos como "Alien: o 8º Passageiro" e "Blade Runner, o Caçador de Androides". Agora, Ridley volta à publicidade como produtor executivo do anúncio da LG para o Super Bowl 50, enquanto seu filho, Jake Scott, é responsável pela direção.
3. Ang Lee, Alejandro González Iñarritu, e outros - BMWzoom_out_map
3/9
Podemos considerar a série de oito curtas da BMW um dos grandes cases do casamento entre cinema e publicidade, dando origem a uma nova tendência no mercado: o branded content. Filmada em 2002, a campanha "The Hire" traz Clive Owen como protagonista, atuando com diversos convidados em cada filme, entre eles Madonna, James Brown e a modelo brasileira Adriana Lima. Cada filme contou com um cineasta de peso, são eles Ang Lee, Wong Kar-Wai, Guy Ritchie, Alejandro González Iñárritu, John Woo, Joe Carnahan, Tony Scott e John Frankenheimer. O ambicioso projeto rendeu bons frutos à marca, como o GP de Cyber no Festival de Cannes de 2002 e, de quebra, passou a integrar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Depois do sucesso da campanha "The Hire", a montadora alemã apostou novamente em um cineasta para lançar uma série de filmes em 2014. O diretor de obras louváveis como "Milk", "Paranoid Park" e "Elephant", está por trás de "Powerful Idea", que mostra o ator Sam Hazeldine incorporando uma ideia poderosa em um monólogo. "Eu sou o impossível", diz num trecho de seu texto.
O diretor de "Sherlock Holmes" trouxe sua identidade pop para a campanha "Rala que Rola", da Nike. Guy, que também dirige um dos filmes da BMW apresentados acima, é responsável pelo filme veiculado em 2008, estrelado pelos craques Ronaldinho Gaúcho, Tevez, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Ruud Van Nistelrooy, Zlatan Ibrahimovic, Rafael Márquez e Marco Materazzi. O comercial mostra a trajetória de um garoto do futebol amador até o sucesso no campeonato europeu, tudo isso visto através dos olhos dele.
Uma das campanhas mais populares da marca esportiva no Brasil foi dirigida por ninguém menos que o diretor de "Missão Impossível 2". Em "Airport 90", craques da seleção brasileira da Copa de 98 jogam uma pelada em um aeroporto. O comercial protagonizado por nomes como, Ronaldo, Romário, Roberto Carlos e Denílson dá saudade em quem torceu pelo elenco na virada do século.
Consagrado por obras como "Clube da Luta" e "O Curioso Caso de Benjamin Button", o diretor é o responsável por esse anúncio da Adidas veiculado em 2002. Em "Mechanical Legs", pernas mecânicas calçadas com o tênis da marca ganham vida e promovem uma bela sequência de imagens.
Famoso também por dirigir ótimos clipes musicais, Jonze, aclamado pela crítica por "Ela" e "Onde Vivem os Monstros", também foi convidado pela Adidas para comandar a campanha "Hello Tomorrow". O filme de 2005 foi produzido praticamente em família, com single criado pelo irmão do diretor exclusivamente para o comercial e interpretado pelo sua então namorada, a vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs, Karen O.
9. Fernando Meireles – Vivo e Posto Ipirangazoom_out_map
9/9
Considerado um dos grandes nomes do cinema nacional, o diretor de "Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a Cegueira" é um conhecido da publicidade brasileiro. Meirelles é sócio da produtora O2Filmes e ainda hoje comanda grandes campanhas para marcas nacionais. Um dos últimos grandes êxitos do diretor são os comerciais para o Posto Ipiranga e a série do Ruivo para a Vivo.