Recriando Dercy Gonçalves: campanha da rede Popeyes no Brasil (Popeyes/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 26 de março de 2019 às 17h41.
Última atualização em 26 de março de 2019 às 18h03.
São Paulo - A rede de fast food Popeyes, segunda maior cadeia de frango frito do mundo, atrás do KFC, desembarcou no Brasil apenas em 2018. A marca, comprada em 2017 pelo Burger King, começou timidamente por aqui, mas planeja abrir até 20 lojas em 2019 e planeja investimento de R$ 1 bilhão no futuro próximo para abrir 300 lojas.
Lá fora, a marca é maior. A Popeyes Louisiana Kitchen nasceu em 1972 no estado americano de Louisiana e tem mais de três mil lojas espalhadas pelo mundo.
Uma campanha lançada ontem (25) traz uma figura popular do imaginário brasileiro do cotidiano e da internet, o que parece uma decisão acertada para atrair cliques e comentários, já que a marca ainda é desconhecida do público nacional. No vídeo, a marca recriou a falecida atriz Dercy Gonçalves através de um holograma. A voz do programa simula a de Dercy e também não economiza nos palavrões.
Criada pela agência F.Biz, a campanha foi gravada na loja do Internacional Shopping Guarulhos. Para "ressuscitar" Dercy, a agência usou técnicas de holografia, mock-up 3D e mapeamento dos movimentos de corpo de um ator.
Assista:
A marca pediu que os internautas usassem a hashtag #Dercy12h, menção ao fato de o frango usado pelo restaurante ficar marinando por doze horas antes de ser frito.
Apesar de Dercy ser uma figura popular querida, a campanha trouxe algumas críticas nas redes sociais. Alguns criticaram a qualidade da recriação, enquanto outros não consideraram correto o Popeyes usar a imagem de uma pessoa que já faleceu.