Marketing

Quais são as oportunidades do futebol para as marcas?

No mês da Copa do Mundo do Catar, líderes de marketing discutem como transformar a paixão pelo esporte em engajamento durante evento do Clube CMO

Marcus Duarte (esq.), CMO da Win the Game, foi convidado especial no encontro do Clube CMO (Eduardo Frazão/Exame)

Marcus Duarte (esq.), CMO da Win the Game, foi convidado especial no encontro do Clube CMO (Eduardo Frazão/Exame)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 11 de novembro de 2022 às 16h22.

Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 14h01.

A data foi a mais apropriada, a poucos dias do início da Copa do Mundo do Catar. O encontro de learning do mês de novembro do Clube CMO teve como tema as melhores práticas e marketing e negócios no esporte. O convidado especial foi Marcus Duarte, CMO da Win the Game.

No evento realizado na sede da Exame, em São Paulo, foram discutidos aspectos como as oportunidades e desafios do engajamento de torcedores, a experiência como ferramenta de marketing, o modelo de organização de campeonatos no Brasil e no exterior.

“O grande desafio do esporte brasileiro nos próximos anos é abraçar a transformação digital, mudando o patamar dos negócios no esporte, aproximando de vez as marcas dos seus fãs”, disse Duarte durante o encontro.

A Win the Game é uma consultoria que procura oferecer soluções inovadoras para fomentar negócios e conectar os clubes e atletas às boas práticas de governança, à inovação e ao crédito, uma joint venture entre a Fix Delivery Partners e o BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da Exame).

Confira na galeria abaixo quem participou do evento.

Quem pode participar do Clube CMO e quais os benefícios

O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações. Podem participar CMOs, vice-presidentes e diretores que sejam insight-first, pessoas curiosas que buscam troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

Todos os associados participam de jantares de relacionamento, encontros de learning e também de viagens internacionais com foco em inovação, como o South by Southwest, em Austin, nos EUA, que será realizado em março de 2023. Os membros terão ainda participação ativa no conteúdo da EXAME, como newsletter de marketing, podcast do Clube, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO.

Os novos associados são selecionados pela diretoria da EXAME e da Zmes, além de um comitê executivo convidado, formado por Frederico Battaglia, da Stellantis; João Branco, do McDonald’s; Renata Gomide, do Grupo Boticário; Guilhermo Bressane, do Itaú; Luiz Eduardo Clavis, da Hypera Pharma; Marcio Carvalho, da Claro; Frank Pflaumer, da Seara; e Eduardo Galanternick, da Magalu.

“A Exame quer se tornar a comunidade de marketing mais relevante da América Latina. Queremos contar os casos de sucesso e inspirar a próxima geração de CMOs. Vejo muito potencial de alavancar todo know-how dos maiores profissionais de marketing do Brasil e democratizar conhecimento para os mais de 15 milhões de brasileiros que acessam nosso conteúdo todo mês”, afirma Pedro Valente, Co-CEO da Exame e Co-Chairman do Clube CMO.

“Com a profunda transformação que está acontecendo nas áreas de marketing e vendas em função da disrupção digital, os CMOs precisam de uma plataforma de troca com seus pares e de uma curadoria de conteúdo que separe o ruído do que é importante”, diz Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes e Co-Chairman do Clube CMO.

Quer fazer parte da maior comunidade de profissionais de marketing do país? Acesse nosso link de inscrição.

Acompanhe tudo sobre:ExecutivosExecutivos brasileirosestrategias-de-marketingClube CMO

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025