Marketing

Propaganda homofóbica criada no Brasil e divulgada no exterior gera polêmica

Publicado no site Ads Of the World, de referências criativas, anúncio sugere que pessoa precisaria ser forte para superar homossexualidade do filho

Anúncio da cachaça Magnífica publicado no Ads Of The World sugere: "se você precisa ser forte, nós precisamos ser fortes" (Divulgação/Ads Of The World)

Anúncio da cachaça Magnífica publicado no Ads Of The World sugere: "se você precisa ser forte, nós precisamos ser fortes" (Divulgação/Ads Of The World)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 11h05.

São Paulo - Uma peça publicitária divulgada no site "Ads Of the World", de referências criativas, está causando polêmica ao associar a Agência3, suposta criadora da campanha para a Cachaça Magnífica, a acusações de homofobia. A informação foi divulgada nesta manhã, no site da Folha de S.Paulo.

A campanha é formada por três peças, sendo que em uma delas, a arte sugere que uma pessoa deveria beber a cachaça Magnífica, cliente da Agência3, para aceitar a homossexualidade do filho.

O anúncio mostra a planta de uma casa e três legendas em cores diferentes: uma para "your son" (seu filho), uma para "your son’s buddy" (o parceiro do seu filho) e outra para o filme que estão assistindo, "O Segredo de Brokeback Mountain" – que aborda a história de um relacionamento entre dois caubóis.

Abaixo da planta, aparecem a foto da cachaça e a assinatura: "If you gotta be strong, we gotta be strong" (se você precisa ser forte, nós precisamos ser fortes).

Procurada por EXAME.com, a agência afirmou que "a campanha sugerida foi reprovada internamente pela direção criativa da Agência3 por não se adequar à linha de comunicação do cliente, além de não seguir princípios éticos pregados tanto pela Cachaça Magnífica quanto pela agência".

Em nota de esclarecimento, A Agência3 informou ainda que a campanha não foi apresentada ao cliente, muito menos veiculada, e que foi postada no site Ads Of the World por iniciativa de terceiros.

Leia abaixo o comunicado:

"Sobre a matéria publicada na Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 28 de março de 2011, a Agência3 esclarece:

A campanha sugerida foi reprovada internamente pela direção criativa da Agência3 por não se adequar à linha de comunicação do cliente, além de não seguir princípios éticos pregados tanto pela Cachaça Magnífica quanto pela agência. 

Reprovada, a campanha sequer foi apresentada ao cliente, muito menos veiculada. Por iniciativa de terceiros, ela foi postada em um site de referência criativa – Ads Of the World – sem o consentimento das empresas envolvidas utilizando-se de logins e senhas pessoais.

Em tempo: a Agência3 não é cadastrada no site citado acima.

Gostaríamos de registrar, também, que os responsáveis pela iniciativa já foram advertidos pela direção da agência. 

A Agência3 e a Cachaça Magnífica repugnam o fato de suas marcas terem sido utilizadas de forma inadequada." 

Acompanhe tudo sobre:ImagemMarcasPublicidade

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025