Marketing

Prato Consciente é "vídeo que deveria ser visto pelo mundo"

Em sete dias o video obteve mais de 390 mil compartilhamentos na rede social, a partir do post de um internauta português

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 16h44.

São Paulo - A nostalgia está sempre presente no mundo criativo. O Adnews, por exemplo, tem uma seção do site chamada All Stars, onde cases históricos são relembrados semanalmente.

Será que case bom tem idade? Pelo jeito, não. Prova disso é que no final da última semana, a equipe da DM9Sul e o cliente Ecobenefícios foram surpreendidos com o alto número de shares espontâneos da campanha Prato Consciente no Facebook.

Em sete dias o video obteve mais de 390 mil compartilhamentos na rede social, a partir do post de um internauta português, que aliás, disse que a campanha é o "vídeo que deveria ser visto pelo mundo inteiro" (veja aqui), o que fez com que a campanha alcançasse visualizações em países como Portugal e Espanha, além de programas de TV no Brasil. E o número não para de crescer. Por dia a média de compartilhamentos da campanha tem passado de 50 mil.

O trabalho lançado no Dia Mundial da Alimentação (outubro de 2012) para reforçar a conscientização sobre o desperdício de alimentos no Brasil foi finalista em importantes festivais internacionais, como Cannes (shortlist em Promo) e Clio (shortlist em Design) tinha como objetivo alertar a população sobre o descarte exagerado de comida.

Mais do que uma campanha, a DM9Sul criou um prato com tamanho 20% menor do que um prato normal, mesma porcentagem de comida desperdiçada diariamente no Brasil. A ideia foi colocada em prática em restaurantes e refeitórios e o prato de tamanho reduzido tomou o lugar dos modelos tradicionais no almoço e jantar.

A reação de surpresa e espanto das pessoas foi documentada e pode ser vista abaixo:

//www.youtube.com/embed/V0FvyIYeWOI
Para finalizar a ação, a Ecobenefícios enviou uma caixa contendo o prato para os setores de Recursos Humanos de 200 empresas em todo o país e também para jornalistas, formadores de opinião e chefs de cozinha, chamando-os a levar adiante a iniciativa.

Na época do lançamento da campanha, o CEO da DM9Sul Márcio Callage comentou o trabalho e afirmou que com o registro em vídeo seria possível impactar um número ainda maior de pessoas através da internet.

Sua previsão hoje se mostra correta e o resultado de um trabalho tão impactante foi a procura de organizações e empresas multinacionais pelo modelo de prato criado pela DM9Sul, para que fosse usado em seus refeitórios, além de mais informações sobre o consumo consciente.


AÇÃO: Prato Consciente - Dia Mundial da Alimentação

CLIENTE: Ecobenefícios
AGÊNCIA: DM9Sul
CEO: Marcio Callage
VICE-PRESIDENTE DE CRIAÇÃO: Marco Bezerra
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Rafael Bohrer
CRIAÇÃO: Márcio Fritzen e João Pedro Vargas
DIRETOR DE MÍDIA E ATENDIMENTO: Silvio Calissi
ATENDIMENTO AGÊNCIA: Fabiana Katz, Marina Alvares, Angélica Collet e Blenda Eltz
RTVC AGÊNCIA: Thiago Vanigli e Bernardo Silva
PRODUTOR GRÁFICO AGÊNCIA: Mariene Braga e Anna Paula Dambrosi
ARTE-FINALISTA AGÊNCIA: André Teixeira e Marcelo René
MÍDIA AGÊNCIA: Renata Schenkel e Milena Bitencourt
APROVAÇÃO CLIENTE: Luciana Trott e Amanda Vieira
PRODUTORA DO FILME: MFX Filmes
DIREÇÃO: Mustache
PRODUTORA DE ÁUDIO: Loop Reclame
FORNECEDOR GRÁFICO: Mãos e Arte, BoxPrint e Print Paper
MANIPULAÇÃO DE IMAGEM: Meca

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFacebookInternetRedes sociaisTrigo

Mais de Marketing

Prêmio que reconhece agências de publicidade independentes tem só uma brasileira

Lembra da patinadora do Carrefour? Ela está de volta em campanha de 50 anos da rede

Qual é o real plano da Brahma ao transformar torcedores em investidores do futebol?

Quer ir para a Coreia do Sul? Boticário mira em fãs de k-dramas para relançar linha clássica