xr:d:DAFdFV0v8PY:2,j:717482454,t:23031313 (Dove/divulgação)
Redatora
Publicado em 25 de julho de 2025 às 10h00.
A Dove, marca globalmente reconhecida por seu compromisso com a autoestima e a beleza real, lançou uma campanha que propõe um gesto simples, mas poderoso: virar as costas para filtros que distorcem a aparência nas redes sociais.
Estrelada por influenciadoras e usuárias comuns das redes sociais, a ação viralizou ao promover o protagonismo da mulher real, sem retoques e edições.
O movimento marca mais um capítulo da narrativa da Dove, que há anos sustenta um discurso coerente sobre diversidade e saúde mental.
Para Hugo Cavalari, especialista em marketing digital, a resposta do porquê as marcas ganham tanta relevância está em uma mudança geracional. “As novas gerações deixaram de acreditar em roteiros publicitários. Elas querem ver pessoas reais vivendo experiências reais, não personagens de comerciais”, explica.
Segundo ele, essa é a era do story living, em que a vivência humana substitui o discurso fabricado. “Esse tipo de narrativa gera conexão porque se encaixa na dinâmica das redes sociais, onde o que emociona, engaja”, completa.
Ao abrir espaço para relatos autênticos, a Dove reforça não apenas seu posicionamento, mas também sua relevância em um mercado saturado de filtros, edições e perfeições inalcançáveis.
A autenticidade, no entanto, precisa vir acompanhada de coerência. “Quando uma marca resolve entrar em uma pauta sensível sem ter construído essa conversa ao longo do tempo, o público percebe. Soa como oportunismo”, alerta Cavalari.
Esse não é o caso da Dove. Desde suas campanhas de “Real Beleza” nos anos 2000, em que o artista forense faz retratos-falados das mulheres com base na sua autodescrição, e depois de acordo com o testemunho de terceiros, a marca tem mantido uma linha consistente de comunicação, valorizando diferentes tipos de corpos, tons de pele e perfis femininos.
“Isso está no DNA da Dove. Não é um modismo. É por isso que a campanha #TurnYourBack funciona: porque ela está alinhada a um histórico de posicionamento que sustenta essa conversa no longo prazo”, afirma o especialista.
Mais do que viralizar, a campanha conseguiu resgatar um tipo de laço emocional que fortalece a autoridade da Dove sobre temas como autoestima e imagem corporal.
Esse vínculo é estratégico. Em um momento em que o público questiona cada vez mais o que consome, marcas que conseguem emocionar sem parecer que estão vendendo algo saem na frente.
Com #TurnYourBack, a Dove reafirma que se posicionar por meio de histórias reais não é só tendência é, cada vez mais, uma forma de se manter culturalmente relevante.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.