Marketing

Museu do Louvre ganha iluminação de Natal com lâmpadas LED

Toshiba substituirá as as 4.500 lâmpadas de xenon por 3.200 luzes de LED; com isso, o consumo de eletricidade será cortado em 73%

A empresa japonesa propôs a renovação luminosa para o Louvre em 2010, prometendo substituir a velha iluminação por lâmpadas ecologicamente corretas (Wikimedia Commons)

A empresa japonesa propôs a renovação luminosa para o Louvre em 2010, prometendo substituir a velha iluminação por lâmpadas ecologicamente corretas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 14h27.

São Paulo - Depois de anos sendo iluminado por iluminação xenon, o Louvre, um dos museus mais tradicionais do mundo será reiluminado com luzes de LED, fornecidas pela Toshiba.

A empresa japonesa de eletrônicos fez parceria com o museu francês em 2010 para equipá-lo com a mais recente tecnologia de iluminação. A cerimônia que ocorrerá nesta terça-feira (6) vai inaugurar as novas luzes no Pavillon Colbert, bem como a pirâmide de vidro do arquiteto chinês-americano I.M. Pei.

A nomeação de Paris como a Cidade Luz, faz parte do movimento iluminista, mas também tem influência de quando Luís XIV introduziu, pela primeira vez, postes de iluminação movidos a gás na capital francesa.

Com a introdução da eletricidade, edifícios como o Opera Garnier e o Arco do Triunfo foram logo iluminados no início do século 20. Agora, com a eliminação gradual das lâmpadas incandescentes e eventuais lâmpadas halógenas na União Europeia que começou em 2009, engenheiros franceses estão procurando novas alternativas para ruas e edifícios parisienses.

A iluminação de LED tornou-se tendência em Paris nos últimos anos. Sistemas de iluminação semelhantes estão em vigor sobre o arranha-céu de Tour Montparnasse desde 2010 e na Champs Elysées, durante a temporada de férias.

A primeira parcela da renovação do Louvre será revelada este mês, enquanto o trabalho continuará até 2013 no resto do museu, afirma a assessora de imprensa Juliette Jacovidis.


"No âmbito da parceria desenvolvida com o museu, a Toshiba desenvolveu protótipos de LED que mantêm os aspectos visuais do monumento", disse ela.

A empresa japonesa propôs a renovação luminosa para o Louvre em 2010, prometendo substituir a velha iluminação por lâmpadas ecologicamente corretas. Um total de 3.200 luzes de LED substituirão as 4.500 lâmpadas de xenon até que a reiluminação seja terminada. O consumo de eletricidade será cortado em 73% a partir de 392 mil watts para 105.000 watts por ano.

A finalização da troca de toda a iluminação do Louvre está prevista para 2013. A empresa diz que o ambiente que a iluminação cria é uma questão levada tão a sério quanto o seu trabalho para a eficiência energética.

"A luz tem um poder emocional que cria atmosfera e enriquece a vida. A companhia celebra esta qualidade como Akari, um conceito japonês que transmite a capacidade da iluminação de apelar profundamente aos nossos sentidos e emoções. Procuraremos transmitir esse entendimento no Louvre", declarou a Toshiba em um comunicado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasEuropaFrançaMetrópoles globaisParis (França)MuseusNatalToshiba

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar