Marketing

P&G faz promoção Avião do Faustão e abre loja conceito

Segundo Presidente da Procter & Gamble no Brasil, ações fazem parte da estratégia de se apresentar como marca corporativa

Tarek Farahat: "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G" (.)

Tarek Farahat: "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

São Paulo - Prazer, meu nome é Procter & Gamble, mas pode me chamar de P&G. É assim que a dona das marcas Duracell, Gillette, Pampers, Pantene, Always ou Pringles quer ser conhecida e reconhecida pelos brasileiros 22 anos depois de se estabelecer no país. Pela primeira vez em mais de duas décadas, a Procter & Gamble se apresentará ao consumidor como uma indústria com muitos filhos. E será uma apresentação barulhenta e calorosa.

Além de já ter triplicado o investimento em mídia neste ano, a empresa fará a sua maior promoção no país, dando dois milhões de reais em prêmios numa ação inusitada para forjar o nome P&G. Com uma ideia da agência de publicidade África, a marca criou o Avião do Faustão, uma releitura do Caminhão consagrada pelo programa dominical da TV Globo. Equivalendo a 10 caminhões, o Avião do Faustão dará dois carros e uma casa completa para seis ganhadores, além das linhas de seus produtos, claro.

O maior investimento feito em marketing pela companhia no Brasil para apresentar a marca corporativa P&G tem um objetivo: aumentar as vendas e facilitar a entrada de seus lançamentos na casa das pessoas. "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G", afirma Tarek Farahat, Presidente da Procter & Gamble no Brasil, em entrevista. Em janeiro, a empresa realizou uma promoção juntando todas as marcas no Big Brother Brasil, mas não se apresentou como uma marca única.

Nome ajuda a vender

A ação no reality show foi o primeiro passo para que o consumidor saiba que Duracell, Gillette e Pampers são irmãos, como gosta de enfatizar os executivos da Procter. A meta é criar uma ideia de que são produtos de qualidade com a mesma origem e apresentar novos irmãos, o que facilita o lançamento de marcas como Olay, de produtos para cuidados com a pele, Naturella, um absorvente, e Head & Shoulders, linha de shampoo e condicionador anti caspa, recém lançadas no Brasil.

Além de se apresentar, a Procter quer ter proximidade com o seu consumidor. Para isso, a marca criou junto com a agência Ponto de Criação: uma loja conceito para que as pessoas sintam a experiência de 14 marcas. O espaço interativo tem um ambiente para cada marca. Desde um banheiro para que os homens façam a barba, até uma espécie de clinica que testa o tipo de pele, passando por uma área que simula uma lava roupas.  "O espaço é para o consumidor experimentar a essência do produto e para que ele interaja com cada marca de forma única", aponta Tarek Farahat.

O espaço que fica em São Paulo, no Shopping Market Place, é o primeiro no mundo e já tem outros países interessados no projeto que demandou aprovação do comando mundial da companhia. Até a concorrência marcou ponto na porta da loja durante a inauguração nesta quinta-feira. O projeto inicial é que o ponto-de-venda fique montado até o fim do ano, mas há a possibilidade de extensão para outros lugares caso agrade ao consumidor.


 

Novos lançamentos

O foco é promover o beneficio de cada marca de uma forma diferente e para toda a família. "A concept store não é uma loja de exposição de produtos", ressalta Marcelo Heidrich, presidente da Ponto de Criação. "É um espaço experiencial para mostrar que a Procter já faz parte da família de todos. A ideia de se apresentar como P&G também é nacional", emenda Heidrich. "A maioria dos consumidores não conhece a Procter & Gamble", reconhece Gabriela Onofre, Diretora de assuntos corporativos da marca. "P&G é simples e será o caminho para nos aproximar do consumidor", completa.

Somente assim será possível fazer novos lançamentos e ganhar mais espaço no mercado. Além de Olay, Naturella e Head & Shoulders, lançados este ano, a companhia já trabalha com o objetivo de apresentar pelo menos mais três linhas de produtos em 2011. Ao todo, há uma lista com 45 marcas de sucesso lá fora, que faturam entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares, sendo analisada para chegar ao país ainda no primeiro semestre do ano que vem. "Estamos querendo acelerar o processo de inovação no Brasil com novos produtos e novas formas de fazer marketing", conta Gabriela.

Como funciona a P&G 5D Experience

Pringles faz customização do personagem Sr. Pringles com foto do visitante em rótulo do produto.

Pampers tem um photowall randômico com a foto dos bebês visitantes, com um passo a passo da gravidez e um tapete mágico que se move de acordo com a movimentação do visitante.

Hipoglós e Vick promovem interação com as marcas por meio de vídeos.

Duracell faz interação com o Guitar Hero

Olay faz uma leitura sobre as características da pele do visitante e aplicações dos produtos.

Ariel coloca uma consumidora em uma cadeira com simulador 3D que dá a sensação de estar dentro de uma máquina de lavar durante o processo de lavagem de roupa

Koleston tira uma foto do consumidor e com a imagem na tela touch screem “testar” as várias colorações até descobrir a que mais lhe satisfaz

Pantene analisado o cabelo e indica a linha adequada. A consumidora pode ter o cabelo lavado e escovado.

Naturella oferece uma cadeira massageadora e um óculos com vídeo para uma experiência relaxante

Head & Shoulders faz uma sequencia de três fotos como “celebridade”, com um ventilador é acionado em direção aos cabelos da consumidora

Always sorteia uma frase que dá vale-compras, par de ingressos ou vale-brigadeiros

Oral-B dá dicas sobre escovação, prevenção de cáries e outros cuidados bucais

Gillette tem um lavatório onde  o visitante terá à disposição produtos para poder se barbear


Leia também:
P&G faz maior investimento em 10 anos no Brasil
 
Leia mais notícias sobre a Procter & Gamble

Siga as notícias de marketing do site EXAME no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasestrategias-de-marketingIndústriaIndústrias em geralMarcasP&G (Procter & Gamble)Promoções

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025