Marketing

P&G faz promoção Avião do Faustão e abre loja conceito

Segundo Presidente da Procter & Gamble no Brasil, ações fazem parte da estratégia de se apresentar como marca corporativa

Tarek Farahat: "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G" (.)

Tarek Farahat: "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

São Paulo - Prazer, meu nome é Procter & Gamble, mas pode me chamar de P&G. É assim que a dona das marcas Duracell, Gillette, Pampers, Pantene, Always ou Pringles quer ser conhecida e reconhecida pelos brasileiros 22 anos depois de se estabelecer no país. Pela primeira vez em mais de duas décadas, a Procter & Gamble se apresentará ao consumidor como uma indústria com muitos filhos. E será uma apresentação barulhenta e calorosa.

Além de já ter triplicado o investimento em mídia neste ano, a empresa fará a sua maior promoção no país, dando dois milhões de reais em prêmios numa ação inusitada para forjar o nome P&G. Com uma ideia da agência de publicidade África, a marca criou o Avião do Faustão, uma releitura do Caminhão consagrada pelo programa dominical da TV Globo. Equivalendo a 10 caminhões, o Avião do Faustão dará dois carros e uma casa completa para seis ganhadores, além das linhas de seus produtos, claro.

O maior investimento feito em marketing pela companhia no Brasil para apresentar a marca corporativa P&G tem um objetivo: aumentar as vendas e facilitar a entrada de seus lançamentos na casa das pessoas. "Esta é a primeira vez que estamos fazendo uma ação para promover o nome P&G", afirma Tarek Farahat, Presidente da Procter & Gamble no Brasil, em entrevista. Em janeiro, a empresa realizou uma promoção juntando todas as marcas no Big Brother Brasil, mas não se apresentou como uma marca única.

Nome ajuda a vender

A ação no reality show foi o primeiro passo para que o consumidor saiba que Duracell, Gillette e Pampers são irmãos, como gosta de enfatizar os executivos da Procter. A meta é criar uma ideia de que são produtos de qualidade com a mesma origem e apresentar novos irmãos, o que facilita o lançamento de marcas como Olay, de produtos para cuidados com a pele, Naturella, um absorvente, e Head & Shoulders, linha de shampoo e condicionador anti caspa, recém lançadas no Brasil.

Além de se apresentar, a Procter quer ter proximidade com o seu consumidor. Para isso, a marca criou junto com a agência Ponto de Criação: uma loja conceito para que as pessoas sintam a experiência de 14 marcas. O espaço interativo tem um ambiente para cada marca. Desde um banheiro para que os homens façam a barba, até uma espécie de clinica que testa o tipo de pele, passando por uma área que simula uma lava roupas.  "O espaço é para o consumidor experimentar a essência do produto e para que ele interaja com cada marca de forma única", aponta Tarek Farahat.

O espaço que fica em São Paulo, no Shopping Market Place, é o primeiro no mundo e já tem outros países interessados no projeto que demandou aprovação do comando mundial da companhia. Até a concorrência marcou ponto na porta da loja durante a inauguração nesta quinta-feira. O projeto inicial é que o ponto-de-venda fique montado até o fim do ano, mas há a possibilidade de extensão para outros lugares caso agrade ao consumidor.


 

Novos lançamentos

O foco é promover o beneficio de cada marca de uma forma diferente e para toda a família. "A concept store não é uma loja de exposição de produtos", ressalta Marcelo Heidrich, presidente da Ponto de Criação. "É um espaço experiencial para mostrar que a Procter já faz parte da família de todos. A ideia de se apresentar como P&G também é nacional", emenda Heidrich. "A maioria dos consumidores não conhece a Procter & Gamble", reconhece Gabriela Onofre, Diretora de assuntos corporativos da marca. "P&G é simples e será o caminho para nos aproximar do consumidor", completa.

Somente assim será possível fazer novos lançamentos e ganhar mais espaço no mercado. Além de Olay, Naturella e Head & Shoulders, lançados este ano, a companhia já trabalha com o objetivo de apresentar pelo menos mais três linhas de produtos em 2011. Ao todo, há uma lista com 45 marcas de sucesso lá fora, que faturam entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares, sendo analisada para chegar ao país ainda no primeiro semestre do ano que vem. "Estamos querendo acelerar o processo de inovação no Brasil com novos produtos e novas formas de fazer marketing", conta Gabriela.

Como funciona a P&G 5D Experience

Pringles faz customização do personagem Sr. Pringles com foto do visitante em rótulo do produto.

Pampers tem um photowall randômico com a foto dos bebês visitantes, com um passo a passo da gravidez e um tapete mágico que se move de acordo com a movimentação do visitante.

Hipoglós e Vick promovem interação com as marcas por meio de vídeos.

Duracell faz interação com o Guitar Hero

Olay faz uma leitura sobre as características da pele do visitante e aplicações dos produtos.

Ariel coloca uma consumidora em uma cadeira com simulador 3D que dá a sensação de estar dentro de uma máquina de lavar durante o processo de lavagem de roupa

Koleston tira uma foto do consumidor e com a imagem na tela touch screem “testar” as várias colorações até descobrir a que mais lhe satisfaz

Pantene analisado o cabelo e indica a linha adequada. A consumidora pode ter o cabelo lavado e escovado.

Naturella oferece uma cadeira massageadora e um óculos com vídeo para uma experiência relaxante

Head & Shoulders faz uma sequencia de três fotos como “celebridade”, com um ventilador é acionado em direção aos cabelos da consumidora

Always sorteia uma frase que dá vale-compras, par de ingressos ou vale-brigadeiros

Oral-B dá dicas sobre escovação, prevenção de cáries e outros cuidados bucais

Gillette tem um lavatório onde  o visitante terá à disposição produtos para poder se barbear


Leia também:
P&G faz maior investimento em 10 anos no Brasil
 
Leia mais notícias sobre a Procter & Gamble

Siga as notícias de marketing do site EXAME no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasestrategias-de-marketingIndústriaIndústrias em geralMarcasP&G (Procter & Gamble)Promoções

Mais de Marketing

'Não fazemos parcerias só porque a pessoa está hypada', diz CMO da Adidas

A estratégia da Amazon para construir times de marketing de alta performance

Quatro perfis de consumidores que vão desafiar as marcas até 2027, segundo CEO da WGSN

Como as marcas podem entrar no universo gamer, setor que movimenta US$ 250 bilhões