-
1. Campanhas vencedoras
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
São Paulo - As mais criativas campanhas de mídia impressa dos anos 2012 e 2013 foram premiadas nesta edição do
Cannes Lions. O Festival, que neste ano
premiou o Brasil com o recorde histórico de 114 Leões, divulgou os campeões dos anúncios impressos no mundo todo. Entre os vencedores, estão os publicitários que apostaram no tamanho da página de revistas para promover o pequeno iPad mini, e outros que investiram em imagens de comidas asquerosas para convencer os
consumidores a adquirir um Land Rover para explorar destinos exóticos. Nem o Pequeno Príncipe escapou das peças: o personagem preferido das misses aparece morto em um anúncio que tenta convencer viciados em games de guerra a largarem o console e ler um livro. Confira a seguir uma seleção dos dez
anúncios mais bem avaliados deste ano.
-
2. 1.iPad mini
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
Uma campanha do iPad mini, lançada em 2012, foi publicada na contra-capa de diversas revistas, incluindo Time, Wired e The New Yorker. O anúncio mostra o produto em tamanho real, destacando sua dimensão reduzida em relação ao tamanho da revista. A peça publicitária, que circulou pelos Estados Unidos, foi criada pela agência TBWAMedia Arts Lab, de Los Angeles. A publicidade ganhou o grande prêmio na categoria impressa do Festival de Cannes.
-
3. 2. Harvey Nichols
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
A ilustração, na qual uma quantidade enorme de pelicanos famintos se preparam para atacar um solitário e indefeso peixinho, é usada para anunciar uma grande oferta em uma loja de roupas. A peça, criada pela agência Y&R, de Dubai, se destaca pela direção de arte.
-
4. 3. Audiobooks Penguin
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
Essa campanha para audiobooks transformou famosos escritores em fones de ouvido. William Shakespeare, Mark Twain e Oscar Wilde estão entre os autores que compõem a peça criada pela agência McCann Worldgroup, de Mumbai.
-
5. 4. Unilever
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Com fortes ilustrações em que uma ovelha e um porco se agarram a louças, a campanha incentiva o uso de um detergente da Unilever para retirar restos de comida que teimam em ficar nos pratos e nas panelas. A publicidade, feita pela agência Lowe, da Tailândia, conquistou o ouro em Cannes.
-
6. 5. Unicef
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
A Unicef exibe retratos de crianças ao lado de adultos criminosos para lembrar que todos recebem educação, mas que o futuro depende do tipo de ensinamento a que terão acesso. A peça foi criada pela Prolam Y&R, de Santiago, no Chile. No cartaz em frente às crianças, a campanha alerta que “uma criança que aprende é um adulto que ensina”. O texto ainda pede: “nos ajude a dar educação de qualidade a milhares de crianças do Chile porque, se pudermos mudar a educação delas, poderemos mudar também seu destino”.
-
7. 6. Beijing Sports Radio
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
Uma série de anúncios chineses mostra de forma simples como uma rádio esportiva pode aproximar o espectador dos jogos. A peça exibe os ouvintes como torcedores que assistem à partidas ao vivo no estádio. A campanha, que ganhou o prêmio de ouro, foi produzida pela Ogilvy & Mather.
-
8. 7. Comedy Central
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
A campanha argentina incentiva o consumidor a dobrar a página para descobrir o logo da empresa de comédia e, ao mesmo tempo, montar uma cena inusitada. Entre as situações criadas para arrancar o riso do leitor, está um homem, que antes apenas se esticava para alcançar a toalha de banho, com o braço na traseiro de uma vaca.
-
9. 8. Land Rover
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
Pratos exóticos estão presentes em uma campanha da indiana Y&R para estimular a ideia de que os consumidores da marca Land Rover podem chegar a lugares remotos com seus carros. Entre as guloseimas estão espetinho de tarântula com pimenta e sopa de morcego. Lagarto tostado com arroz indiano, olhos de antílope e sagu de minhocas fritas são outros dos quitutes.
-
10. 9. Madrid Book Publishers
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
A campanha espanhola de incentivo à leitura promovida pela editora Madrid Books anuncia que, ao jogar games de guerra, o consumidor não acaba somente com seus inimigos, mas também aniquila seu hábito de ler. Para ilustrar a ideia, o Pequeno Príncipe, personagem do livro homônimo de Antoine de Saint-Exupéry lançado em 1943, aparece morto no campo de batalha durante a II Guerra Mundial.
-
11. 10. ANLCI
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
Outra peça publicitária, dessa vez produzida pela francesa DDB, também toca no tema leitura ao alertar para o alto índice de analfabetismo no país. A agência faz anúncios falsos de diversos produtos inexistentes com a mensagem: “mais de três milhões de pessoas na França pensarão que este anúncio é sobre um novo produto”. Em seguida, pede para que o consumidor assine uma petição da Agência pela Luta Contra o Anafalbetismo (ANLCI, na sigla em inglês) que transforma o combate ao analfabetismo em causa nacional em 2013.
-
12. Aproveite e veja também: as 10 maiores marcas de cerveja
zoom_out_map
12/12 (Agência Odin / Veja BH)