São Paulo - Fenômeno nos gramados há 18 anos, Ronaldo anuncia oficialmente o fim da sua carreira nesta segunda-feira (14). Aos 34 anos, o craque acumula uma fortuna pessoal estimada em R$ 1 bilhão, vinda em grande parte dos contratos de marketing assinados durante os anos de sucesso nos campos. Com a Ambev, primeira marca a associar sua imagem com o jogador, a parceria publicitária vem desde setembro 1994 - sem nunca ter sido interrompida -, quando Ronaldo explodiu no futebol ao levar o Cruzeiro à conquista do Campeonato Mineiro. Já com a Nike, Ronaldo mantém um contrato vitalício assinado quando ele tinha apenas 18 anos. Fora dos campos, o craque promove a linha de roupas casuais da marca. Outra que alcançou grande visibilidade associando-se ao jogador foi a Claro. Ronaldo usa inclusive o logotipo da marca em seu avatar no Twitter, ajudando a disseminar as ações da marca pela rede. Veja a seguir comerciais marcantes da carreira de Ronaldo.
Marca: Nike Ano: 2010 "Maior que tudo isso" - ou #maiorquetudoisso, na forma de uma hashtag para o Twitter - foi uma campanha lançada pela Nike em 2010, em apoio ao Corinthians, depois que o time não conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Segundo a F/Nazca, agência que criou o filme, a peça traz Ronaldo "dando a cara a tapa e encarando torcedores e adversários em silêncio, como forma de protesto."
Lançada em janeiro deste ano, a campanha da Claro, teve a assinatura “Recarga fenomenal. O difícil é não ganhar”. No filme, o craque brinca com uma bola no meio do campo. Em um chute, ele acerta o ângulo e espanta uma coruja, que, como na gíria, “mora” no espaço mais nobre da meta. A criação foi da criada pela F/Nazca S&S.
Primeiro comercial da série Brahmeiros, da cerveja Brahma, que envolveu o jogador. Patrocinadora de Ronaldo desde 1994, a marca gravou meses depois um segundo filme, abordando a luta da estrela do futebol para voltar aos gramados após as lesões sifridas no joelho.
Marca: Brahma (AmBev) Ano: 2009 Parte da campanha de marketing Brahmeiros, da Brahma, o comercial gravado com o jogador mostrou o seu esforço para voltar aos gramados, driblando contusões, cartolas e as opiniões de especialistas que o aconselhavam a se aposentar precocemente. A peça foi criada pela Africa.
Marca: Nike Ano: 1996 Criado pela agência agência Wieden + Kennedy para a Eurocopa de 1996, o comercial da Nike mostra um time formado por estrelas do futebol europeu jogando contra um time de monstros.
O filme chegou a ser banido dos cinemas dinamarqueses, além de criticado pela FIFA e o Comitê Olímpico Internacional.
8. Ronaldo copia o corte de cabelo de Cascãozoom_out_map
8/8
Marca: Guaraná Antarctica (AmBev) Ano: 2002
Filme em que o personagem “Cascão”, da turma da Mônica, diz para o jogador Ronaldo Nazário que seu corte de cabelo está igual ao dele.
Ativação integra estratégia de marketing da companhia, que inclui ainda árvore de natal gigante em São Paulo, promoções e iniciativas de sustentabilidade