ET, Náufrago, De Volta para o Futuro e até Toy Story estão entre os product placement mais memoráveis em filmes, segundo levantamento do Business Insider
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2013 às 16h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
O que poderia ser apenas mais alguns brinquedos na gangue de Woody e Buzz virou a melhor das notícias para a fabricante americana Ohio Art. Sua tela mágica Etch-A-Sketch viveu o impressionamente aumento de 4.500% de vendas após a inclusão no filme. O brinquedo Senhor Cabeça de Batata (Mr. Potatohead) teve suas vendas aumentadas em 800%.
Custou 3 milhões de dólares para a BMW colocar seu Z3 Roadster no blockbuster 007 Contra GoldenEye em 1995. A notícia de que o agente secreto trocou o seu clássico Aston Martin pelo Z3 correu o mundo. A montadora alemã viu o retorno de 240 milhões de dólares apenas em vendas antecipadas. Um mês depois da estréia do filme, foram mais de 9 mil encomendas do veículo. Em 1999, a parceria repetiu-se com o modelo BMW Z8 (foto ao lado), no filme Um Outro Dia Para Morrer.
Ainda que não tenha pagado para aparecer no clássico dos anos 80, o chocolate americano Reese’s embolsou um aumento de 40% em suas vendas uma semana depois da estreia do sci-fi de Steven Spieberg , em 1982. Também pudera: qualquer marca agradeceria se um pequeno e fofo ET fosse louco por seus doces. Elliot usou barras de Reese’s para atrair o alien numa trilha na floresta, logo no começo do longa.
Top Gun, de 1986, é um dos filmes militares de maior sucesso da história. E de quebra ainda reeditou a parceria de Tom Cruise com a Ray Ban, dessa vez promovendo o atemporal modelo Aviador. Os óculos foram originalmente vistos em fotos do general Douglas MacArthur, e ele os usava quando as forças norte-americanas desembarcaram nas Filipinas durante a Segunda Guerra.
Um dos dispositivos que ajudaram o garoto Kevin a salvar a pele quando ficou afastado dos pais pela segunda vez foi um gravador chamado Talkboy. A peça alcançou certo sucesso entre a audiência, mas o detalhe é que o dispositivo sequer existia de verdade na época. Só um ano depois do filme a fabricante Tiger Eletronics tomou para si a tarefa e pôs no mercado um aparelho similar.
6. Suntory Whisky e Lost in Translationzoom_out_map
6/9(Reprodução/Reprodução)
Aclamado pela crítica, o longa de Sofia Coppola mostra o ator Bill Murray como um astro de cinema americano que viaja para Tóquio para gravar um comercial da marca de uísques Suntory. O longo tempo de tela recevido pela bebida rendeu à marca reconhecimento internacional, segundo o departamento de marketing da fabricante.
7. Pizza Hut e Quanto Mais Idiota Melhorzoom_out_map
7/9(Reprodução)
Entre pacotes de Doritos e caixas de Pizza Hut, a comédia de 1992 encontrou espaço para fazer piada com o conceito de “product placement”. Questionado se faria algum tipo de publicidade em seu programa de TV, o protagonista Wayne Campbell nega a possibilidade só para, na sequência, olhar para a câmera com ares de garoto-propaganda e abrir uma caixa de Pizza Hut.
A versão cinematográfica do seriado da HBO não teve pudores em promover 67 marcas. Uma delas é a bolsa Motard Firebird da Louis Vuitton. Mas os campões de publicidade na tela foram, é claro, os sapatos-mania da protagonista Carrie, da grife Manolo Blahnik, e a estilista Vivienne Westwood, que assinou seu vestido de casamento.
9. Aproveite e veja também: os times com as marcas líderes de 2013zoom_out_map
Gigante de tecnologia reestrutura área de marketing, e executiva passa a liderar frente estratégica para integrar a operação brasileira à região; em entrevista, Lemos diz que "marketing deve ser o motor de inovação da empresa"
Marcas apostam em influenciadores digitais que constroem uma relação direta e autêntica com seu público; especialista diz que isso cria uma grande oportunidade profissional
Conquistar a atenção dos consumidores será um desafio em 2025, a economia dos criadores deve crescer e a IA pode colocar barreiras para as marcas superarem