EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 17 de julho de 2013 às 17h41.
São Paulo - Certa vez o comediante Chico Anysio disse que o humor é o maior exercício da inteligência.
De certa maneira, apostar em conteúdo bem humorado parece ser uma atitude inteligente para as marcas que querem melhorar seu branding e aumentar a conexão com o seu público, sobretudo na internet, onde só se assiste o que se quer.
A agência VML Brasil, do Grupo Newcomm, acaba de encaminhar para a redação do Adnews uma campanha que criou para a Mobly (e-commerce de móveis) e que segue justamente essa linha. Trata-se de um canal de humor no YouTube, chamado o Teste do sofá, e estrelado pela atriz e humorista Tatá Werneck.
O primeiro vídeo, com direção criativa de Nelsinho Botega, satiriza situações cotidianas envolvendo o atendimento ao cliente em lojas físicas de móveis e decoração. No primeiro filme, Tatá demite um colaborador porque ele é gente boa demais para trabalhar em uma loja do tipo.
Para Fernando Taralli, presidente da VML, o entretenimento qualificado é uma das formas mais efetivas de reforçar o vínculo com o público. Em um ambiente interativo, apostar em formatos que gerem conteúdos relevantes para os consumidores é o grande desafio das marcas, afirma.
Durante muito tempo, anunciantes e agências quebraram a cabeça para imaginar como é que conseguiriam colocar as suas marcas, com sucesso, no YouTube. No Brasil, o canal Porta dos Fundos, parece ter dado o primeiro giro na chave para abrir estes caminhos.
Não à toa, em Cannes, o diretor de conteúdo do YouTube, Robert Kyncl, citou o caso Porta dos Fundos/Spoleto como um exemplo de como uma marca deve aproveitar a plataforma de vídeos do Google. Outros canais também estão caminhando nesta trilha, entre eles a criação da VML que você pode ver abaixo:
//www.youtube.com/embed/wqBBAvYXSZw