Marketing

Nike comete gafe ao estampar camiseta com mapa errado

A marca decidiu homenagear o Carolina Panthers, time de futebol americano da Carolina do Norte, mas esqueceu de consultar o atlas


	Camiseta da Nike em homenagem ao Carolina Panthers, da Carolina do Norte, é estampada com o mapa do vizinho do sul
 (Reprodução/Nike)

Camiseta da Nike em homenagem ao Carolina Panthers, da Carolina do Norte, é estampada com o mapa do vizinho do sul (Reprodução/Nike)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 15h32.

São Paulo - A Nike decidiu homenagear o Carolina Panthers, time de futebol americano de Charlotte, cidade da Carolina do Norte, com uma camiseta, mas esqueceu de consultar o atlas e cometeu uma tremenda gafe.

A marca confundiu a Carolina do Norte com o mapa do estado vizinho. A roupa foi ilustrada a com o logotipo do time e as iniciais NC (North Carolina), ambos sobre um mapa da Carolina do Sul.

A camiseta estava sendo vendida por US$ 32 na loja virtual da marca, quando um torcedor do time viu o erro e passou a informação a um colunista de esporte de um jornal local, que espalhou a notícia. O link logo foi retirado do ar.

Segundo matéria do Ad Age, os fãs reagiram à notícia “com emoções que variavam da descrença ao ultraje”.

De acordo com o jornal Carolina Observer, a Nike pediu desculpas nesta quarta-feira. Através de seu porta-voz, Brian Strong, a empresa declarou que “uma pequena quantidade do modelo foi oferecida, mas não deveria ter sido”.

Não é a primeira vez que a falta de conhecimento geográfico da marca a coloca em más lençóis. Em março de 2012, a Nike lançou um tênis chamado Black and Tan, em referência a um popular drink de cerveja dos Estados Unidos. Na Irlanda, porém, o nome se refere ao ataque de tropas britânicas ao país nos anos de 1920. Na ocasião, a marca também se desculpou alguns dias após a gafe.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEsportesGafes de marketingNikeRoupas

Mais de Marketing

Aparência do conhecimento: como a IA vem criando uma epidemia de falsos especialistas

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Com Nestlé, BRF e Boticário na carteira, Grupo HÜK estreia mirando R$ 100 milhões em 2025