Marketing

Nielsen mensura resultados do Super Bowl

Estudo aponta recorde de audiência nos EUA, melhores comerciais e percentual de recall

Super Bowl: audiência recorde da FOX, com 111 milhões de pessoas (Matt Ludtke/Getty Images)

Super Bowl: audiência recorde da FOX, com 111 milhões de pessoas (Matt Ludtke/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 16h06.

São Paulo - O Instituto Nielsen confirmou a audiência recorde da Fox durante o Super Bowl, no último dia 6 de fevereiro:  111 milhões de pessoas. A predileção do público a final do futebol americano o tornou o evento de maior audiência dos Estados Unidos. No ano passado, foram 106,5 milhões de expectadores.

O instituto também divulgou os comerciais preferidos pela audiência, como “A força”, da Volkswagen, embora sua performance de recall de marca não tenha sido a primeira colocada.

Na sequência, os filmes preferidos foram os da Bridgestone (com castor que salva um motorista), E-Trade (bebê falante), Doritos (dois homens disputam os restinhos de um pacote de Dorito’s), Doritos (avô ressuscita), Volkswagen (Besouro selvagem), NFL (clipe com montagem de vários seriados), Chrysler (comercial em que Eminem defende Detroit como o lar da montadora), Budweiser (cachorros trabalham numa festa regada a Bud) e Audi (Homens livram-se do velho luxo).

Em recall, no entanto, os top 10 foram: Doritos (cachorro Pug derruba porta), Budweiser (Cowboys), Doritos (dois homens disputam restos de um pacote de Doritos), Pepsi (Casal em primeiro encontro), Pepsi  (Latas são atiradas para fora do Cooler), Snickers (Richard Lewis e Roseanne Barr no trabalho), Doritos (Avô volta à vida), NFL (clipe montagem de seriados famosos), GoDaddy.com (nova apresentadora, Joan Rivers), Budweiser (Cozinha redesenhada com balde de gelo e cervejas).

O recall é medido pelo percentual de telespectadores que se lembram da marca de um comercial em normal durante o Super Bowl. Já a preferência (likeability) é o percentual de telespectadores que afirmam gostar muito de um comercial exibido durante o Super Bowl. A média é calculada comparando todos os filmes. “A força”, da Volkswagen, atingiu um índice de preferência de 186, quando a média é 100, quase o dobro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)estrategias-de-marketingNielsenPaíses ricosTelevisãoTV

Mais de Marketing

Creamy, marca de skincare, expande portfólio e entra no mercado de perfumes

O que é preciso para ser um CMO nos dias de hoje? Philip Kotler responde à EXAME

Após vitória de Trump, empresas planejam retomar publicidade no X

O que está por trás da escolha de Bia Souza, medalhista de ouro, como embaixadora da Neoenergia?