Netflix Sans: tipo criado pela marca vai salvar alguns milhões em pagamentos de licenças (Netflix/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 22 de março de 2018 às 14h47.
Última atualização em 22 de março de 2018 às 14h51.
São Paulo - A Netflix encontrou um jeito bem original de economizar alguns milhões de dólares e ainda reforçar a sua identidade visual e de marca.
A marca anunciou hoje (22) a criação de um tipo próprio: a Netflix Sans. A partir de agora, você a verá toda vez que abrir o app ou acessar o site.
A ideia é parar de usar tipos criados por terceiros (como o Gotham) e aplicar somente a Netflix Sans, seja em caixa alta ou baixa (maiúsculas ou minúsculas), seja em versões como bold (negrito).
Como a Netflix tinha de pagar royalties altos aos criadores desses outros tipos quando eles iam parar em peças de divulgação e campanhas, o uso exclusivo de um tipo da casa acaba com esse gasto extra.
Segundo a marca, a Netflix Sans é limpa, funcional e ligeiramente inspirada no famoso logo da marca - criado em 1997 e repaginado em 2014.
Um dos designers líderes do projeto, Noah Nathan (ao lado de Tanya Kumar), escreveu sobre o tipo em seu site.
"Com a natureza global dos negócios da Netflix, licenças de fontes podem ficar um tanto caras. Desenvolvendo esse tipo, não apenas criamos nosso elemento único para a estética da marca (livrando a Netflix do [tipo] Gotham, largamente utilizado na indústria do entretenimento) como economizamos milhões de dólares por ano em licenças", escreveu Nathan.
O artista explicou que a Netflix Sans favorece a arte em vez da distração e elimina excessos.
A empresa Dalton Maag participou do projeto.
Veja alguns exemplos inseridos em séries e filmes já existentes no catálogo da Netflix: