Marketing

Blogs e mídias alternativas atraem anunciantes

Alcançar consumidores específicos e engajá-los de modo mais ativo nas campanhas é maior apelo dos diários online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.

Está crescendo o interesse de publicitários e anunciantes pelas mídias alternativas, com destaque para os blogs. A possibilidade de alcançar públicos específicos e de engajá-los de modo mais ativo nas campanhas é o principal atrativo dos diários online, segundo os especialistas. A locadora de automóveis Budget, por exemplo, investiu 20 000 dólares em uma campanha que envolveu 177 blogs e baseou-se numa espécie de caça ao tesouro em 16 cidades americanas. O total de prêmios distribuídos foi de 160 000 dólares.

Os resultados preliminares deixaram a locadora satisfeita, a ponto de estudar uma nova campanha no ano que vem. De acordo com Scott Deaver, vice-presidente de marketing da Cendant empresa que controla a Budget os blogs envolvidos na promoção foram visitados por 19,9 milhões de pessoas, o que gerou cerca de 60 000 cliques no link que remete ao blog da própria Budget. Trata-se de metade do tráfego total que o blog já recebeu.

Outro exemplo de busca por espaços alternativos para anunciar foi dado pela fabricante de brinquedos Hasbro. Para comemorar os 70 anos do Monopólio o jogo de tabuleiro mais vendido do mundo, segundo o Guinness Book a empresa realizou uma campanha em classificados de jornais especializados em automóveis, imóveis e barcos. Os anúncios apostaram na criatividade, como o veiculado nos classificados de veículos: "1935 clássico. Em bom estado. Baixa quilometragem. Acabamento cromado. Roda como um sonho na edição de 70 anos de aniversário do Monopólio."

"Quando fazemos algo inesperado em relação a uma marca bem conhecida, como o Monopólio, podemos agregar uma porção de valor", afirma Mark Blecher, vice-presidente de marketing da Hasbro, ao americano The New York Times. O valor da campanha, segundo a empresa, não passará de 2 000 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025