Outdoor invadido pelo Brandalism no Reino Unido (Divulgação/Brandalism)
Da Redação
Publicado em 23 de julho de 2012 às 17h43.
São Paulo - A menos de uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Londres, quando todos os olhos estarão voltados para a capital inglesa, um movimento chamado "Brandalism" tomou conta de placas e outdoors de cinco cidades britânicas, com frases e imagens provocativas sobre publicidade e consumo.
O movimento, cujo nome é uma junção dos termos brand (marca) e vandalism (vandalismo), é formado por 24 artistas de 8 países diferentes. Juntos, eles viajaram durante cinco dias em grupo em uma ação planejada com base nas próprias campanhas de marketing de guerrilha.
O coletivo "sequestrou" 33 outdoors onde havia mensagens de anunciantes em Londres, Manchester, Birmingham, Bristol e Leeds.
"Estamos cansados de ser impactados por publicidade a cada esquina, então decidimos nos juntar com amigos de todo o mundo e começar a tomar esses espaços de volta, um painel de cada vez", diz o texto de apresentação do movimento, em seu site oficial.
Conforme o grupo, a ação representa o primeiro projeto colaborativo de "subvertising" - publicidade subversiva - do mundo.
Clique nas fotos para ver as intervenções do Brandalism.