Marketing

Morotola e Santander fazem ações no aniversário de SP

Estratégias das duas empresas contaram com a participação do público

Avenida Paulista, em São Paulo: aniversário da cidade é oportunidade para empresas exporem seus nomes (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

Avenida Paulista, em São Paulo: aniversário da cidade é oportunidade para empresas exporem seus nomes (Jurema Oliveira/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 14h15.

São Paulo - Uma das cidades que vai sediar a Copa do Mundo de 2014, São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira (25) sob o estigma de ser a metrópole de muitos contrastes. Quem mora no município que mais arrecada impostos no Brasil – em 2010, os paulistanos pagaram R$ 12,9 bilhões –, não se conforma com a falta de obras públicas contra enchentes.

Por outro lado, a cidade mais rica do País continua atraindo pessoas para cá, seja por causa de negócios ou pelos melhores restaurantes, bares e roteiro cultural. É nisso que a Prefeitura de São Paulo aposta e vende a imagem da capital paulista como um centro cultural, cosmopolita, em campanha publicitária da São Paulo Turismo. Responsável pelas comemorações dos 457 anos, a Secretaria Municipal de Cultura organizou o tradicional show de aniversário no centro da cidade.

Neste ano, o patrocínio do evento será da Motorola, que se uniu à secretaria no show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo”, com apresentações de Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Mallu Magalhães, entre outros artistas. Os paulistanos poderão participar da festa enviando vídeos, imagens, palavras e músicas relacionadas à capital para o site SP ao cubo.

O material selecionado será exibido no cubo multimídia de 7m² feito de luzes de LED, que a Motorola colocará perto do palco dos shows. A intervenção urbana foi criada pela agência LED. “A Motorola entende que o Brasil como um todo tem crescido bastante. O desafio de São Paulo e do País com a Copa e Olimpíadas é grande. Tem muito trabalho pela frente. Neste ano, nossa intenção é deixar a festa de São Paulo mais legal, divertida e multimídia”, diz Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola Mobility.

Outra opção de lazer são as atividades gratuitas do Planeta no Parque, que ocorrem no Parque do Ibirapuera, com o patrocínio de Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa, marcas que integram o Projeto Planeta Sustentável.

Ações

Promoções e concursos culturais também estão sendo explorados pela comunicação de alguns anunciantes, para marcar a data de aniversário de São Paulo. O Santander, por exemplo, homenageará a cidade por meio de uma campanha colaborativa. Para isso, abriu um concurso no Twitter que convida as pessoas a enviarem fotos de sua própria autoria que retratem a capital paulista.

O banco escolherá as imagens mais inusitadas para comporem um anúncio impresso a ser veiculado em grandes jornais da cidade no dia 25. Os autores de cada foto serão identificados na campanha pelo seu endereço de Twitter. A criação é da Talent.

Os veículos de comunicação também farão homenagens. Diferentemente do usual, o jornal O Estado de S. Paulo sairá com um anúncio em solidariedade às vítimas da enchente no Rio, com o texto: “No aniversário de São Paulo, dê um presente para o Rio de Janeiro”. A peça criada pela Y&R também traz o número da conta da Cruz Vermelha para doações e o reforço: “Ajude as vítimas da enchente do Rio de Janeiro. Deposite qualquer quantia”.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasestrategias-de-marketingMarcasMetrópoles globaisPatrocínioSão Paulo capital

Mais de Marketing

No LinkedIn, O Boticário provoca mercado com selo #OldToWork contra o etarismo

Como o varejo pode se reinventar em um mundo cheio de desafios

Seu chocolate sumiu? Hershey’s lança barra com alarme antifurto

Com premiação recorde, 'novo' Mundial de Clubes da Fifa acelera negócios nos EUA