Campanha da organização americana Tipping Point: experimento para mostrar como vivem as pessoas de baixa renda (Tipping Point/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 25 de novembro de 2016 às 12h58.
Última atualização em 25 de novembro de 2016 às 13h01.
São Paulo – Imagine entrar em um mercado onde todos os produtos custam cinco vezes mais.
Pois isso aconteceu em uma nova campanha da organização Tipping Point, que trabalha com projetos voltados para pessoas de baixa renda.
O experimento, gravado com câmeras escondidas, foi criado em um pequeno comércio da Bay Area, em São Francisco (Califórnia).
De repente, tudo estava custando cinco vezes mais. Os clientes, acostumados a irem ali toda semana, ficaram enfurecidos com a inflação e não pouparam palavrões.
A ideia era mostrar como é viver em uma cidade cada vez mais cara quando se ganha abaixo da linha da pobreza.
É que a região está cada vez mais cara, graças ao Vale do Silício. A renda familiar média local saltou para mais de 153 mil dólares por ano.
Mas, mesmo assim, ainda há quase 800 mil famílias na região que vivem abaixo da linha da pobreza, com cerca de 24,3 mil dólares por ano, apenas.
Assim, quando o mercado colocou os preços cinco vezes maiores, os consumidores puderam sentir, por alguns segundos, o que era ser uma dessas famílias e como tudo ficava muito mais difícil de comprar e consumir.
No site da campanha, é possível entender mais sobre o projeto e fazer uma simulação de preços com a sua renda.
A criação foi da agência Goodby Silverstein & Partners.
Assista:
Veja algumas imagens dos anúncios: