Marketing

Marca causa polêmica ao chamar cólica de 'mimimi'

Marca de medicamento para cólicas indignou mulheres ao dizer, nas entrelinhas, que reclamar de cólica é frescura

Campanha da Novalfem: críticas de mulheres após uso equivocado de expressão popular (Reprodução)

Campanha da Novalfem: críticas de mulheres após uso equivocado de expressão popular (Reprodução)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 10 de junho de 2015 às 17h46.

*atualizado às 18h

São Paulo - Uma marca de remédio para cólicas causou a ira de muitas mulheres ao chamar as dores da cólica de "mimimi" - expressão para falar que uma reclamação é sem sentido ou é pura frescura.

A nova campanha da farmacêutica Sanofi - que produz o medicamento Novalfem - criada pela agência Publicis apresentou peças com a expressão "Sem mimimi". 

A marca usou frases como "Que fique claro, somos a geração das mulheres #SemMimimi" e "Se você não tem tempo para mimimi, descubra Novalfem".

A campanha partiu de uma pesquisa de campo que mostrava que 75% das mulheres deixam de cumprir com tarefas do dia a dia por conta das fortes dores vindas da cólica menstrual.

Chamar as dores de frescura não foi perdoado por muitas mulheres que ficaram sabendo da campanha. No Facebook, muitas criticaram a marca.

"Foram extremamente infelizes, jamais uma dor pode ser tratada dessa forma". Outra escreveu: "Não tem uma mulher na agência para levantar a mãozinha e dizer 'Olha, cólica não é frescura'?".

Mulheres que sofrem de endometriose, inflamação no endométrio durante as menstruações (o que provoca dores ainda mais severas), também apareceram para apontar o erro da campanha.

"Eu, como portadora de Endometriose Severa, digo que essa propaganda é de total desrespeito. Você não pode imaginar o quanto sofremos. É triste ler isso", disse uma delas.

Explicações da marca

A Novalfem, lendo todas as críticas, disse que tudo não passou de um equívoco. Segundo eles, a expressão "mimimi" da campanha não se refere à frescura. É, sim, uma "releitura" para expressar a sensação incômoda das cólicas. 

Em certo trecho das peças publicitárias da campanha, de fato há a ideia de que a marca talvez não tenha entendido o que quer dizer "mimimi" e usou a palavra para expressar algo como "dores da cólica". Ela diz: "Aí aparece o mimimi, um estado que só as mulheres compreendem, e que pode tornar o seu dia ainda mais difícil". 

Mas a explicação não colou muito. Ainda assim houve críticas. Uma leitora comentou: "Machista, sexista, preconceituosa, desonesta, julgadora. Chega a ser abusiva essa propaganda".

Explicação da Publicis

A agência responsável pela campanha escreveu uma nota oficial hoje (10) para explicar a campanha e tentou reparar o erro.

"Nosso objetivo com a campanha de Novalfem é ajudar as mulheres que sentem dores leves e moderadas a conseguir manter a rotina e aliviar o desconforto, usando um tom leve para falar de um assunto sério. Em nenhum momento, tivemos a intenção de minimizar as dores das mulheres ou de ofender quem sofre com doenças e problemas mais graves, para os quais a consulta a um médico é sempre aconselhada".

A campanha do medicamento foi estrelada pela cantora Preta Gil. No vídeo, uma música que diz "Acabou o mimimi".

Acompanhe tudo sobre:ComerciaisEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGafes de marketingInternetMarcasMulheresRedes sociaisRemédios

Mais de Marketing

Aparência do conhecimento: como a IA vem criando uma epidemia de falsos especialistas

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Com Nestlé, BRF e Boticário na carteira, Grupo HÜK estreia mirando R$ 100 milhões em 2025