EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 15h12.
A importância do crowdsourcing já foi reiterada pelo guru do marketing Philip Kotler. Para ele, um dos cases que mais exemplificam o bom uso da opinião e habilidade do público é o do salgadinho Doritos.
Há anos a marca veicula anúncios criados por fãs no intervalo mais caro da televisão norte-americana: o Super Bowl. Entre os cinco finalistas deste ano, um está chamando atenção. O comercial mostra o limpador de dedos de Doritos.
Criado pelo australiano Thomas Noake, o filme mostra o mecânico "Billy" devorando um Doritos. Seu colega Don insiste para que o rapaz use o limpador de dedos que, aliás, só funciona com Doritos.
"Por que só funciona com Doritos?", pergunta Billy. "Você faz muitas perguntas", responde Don de forma sinistra. O final é surpreendente.
Os outros quatro finalistas também merecem destaque. Há um filme onde um garoto cavalga num cachorro, um avestruz é acusado de devorar Doritos, um empregado é pego em flagrante com o salgadinho saindo pelas ventas e, por fim, uma bela viagem ao futuro.
Dois dos cinco finalistas, um escolhido pela própria marca e outro por fãs em uma enquete on-line, serão veiculados no intervalo do Super Bowl no dia 2 de fevereiro, evento que será transmitido nos EUA pela Fox. Há também um prêmio um milhão dólares para o anúncio que for mais votado. Visite o site oficial aqui.
Confira os filmes e comente qual o melhor:
//www.youtube.com/embed/ugo7Y2lRsxc?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/FHY5pwgCY3w?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/oMdwJ7fyp00?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/MoANeCLWOjI?feature=player_embedded
//www.youtube.com/embed/Y-P0Hs0ADJY?feature=player_embedded