Marketing

O que Lady Gaga pode ensinar às marcas, segundo a Newscast

Cinco lições sobre como a cantora se tornou a primeira artista a alcançar um bilhão de visitas em seus vídeos no YouTube

Lady Gaga: clipes são produzidos conforme a dinâmica do YouTube

Lady Gaga: clipes são produzidos conforme a dinâmica do YouTube

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 18h01.

São Paulo - A Newcast (<a href="http://twitter.com/@newcastvivaki" target="_blank">@newcastvivaki</a>), braço por trás do conteúdo de marca e entretenimento da Vivaki, do grupo de mídia Publicis, disponibilizou recentemente em sua página no Slideshare a apresentação "<a href="http://www.slideshare.net/Newcastvivaki/brand-romance-by-newcast" target="_blank">Brand Romance</a>", em um trocadilho com a música Bad Romance, de Lady Gaga. No trabalho, que também pode ser visto no <a href="http://vimeo.com/13177981" target="_blank">Vimeo</a>, a empresa mostra 5 lições que a cantora pode ensinar às marcas e ao mercado de marketing para alcançar visibilidade e boa comunicação com consumidores.</p>

Depois de ter se tornado a primeira artista a estourar a faixa de 1 bilhão de visitas em seus vídeos no YouTube, em março deste ano, a cantora pop teve parte de sua fórmula tornada pública pelo empresário Troy Carter: seus clipes são pensados a partir do YouTube, como virais.

Saiba quais são as lições da cantora:

1. Conte uma história consistente. Tenha visão. Sua equipe estratégica deve conhecer a fundo a ideia e dar suporte a ela.

2. Engaje seus fãs em uma conversa. Provocar, ouvir e reagir: as pessoas gostarão de participar se o conteúdo for de qualidade

3. Conecte o conteúdo. Construa relacionamentos com marcas e provedores de conteúdo que complementem seu perfil. Sua personalidade deve ser multifacetada e prazerosa de ser descoberta e desenvolvida.

4. Pesque onde os peixes estão. Conteúdo gratuito deve ser propagável, então crie um trabalho contagiante. Deixe que os usuários embedem, renovem, comentem e compartilhem o conteúdo onde quiserem.

Isso soa como senso comum, mas não é. Em janeiro, a gravadora EMI proibiu que os fãs da Ok Go embedassem os clipes da banda em blogs e sites pessoais. Com isso, os filmes do grupo ficaram restritos ao YouTube, perdendo de alcançar maior visibilidade.

5. Reinvente o seu negócio. Forme ligações que fazem sentido a longo prazo para o seu mercado específico. Gaga expandiu sua marca patrocinando batons M-A-C, projetando fones de ouvido da linha Heartbeats, da Dr. Dre, e depois, assumindo como diretora criativa da Polaroid. Tudo isso mantendo seus fãs e sua evidência. Ela também usou sua loja online como um filtro de doações 24h para o Haiti, promovendo isso via Twitter.

Veja a apresentação da Newcast:Brand Romance by Newcasthttp://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=brandromancebynewcast-100713035718-phpapp02&stripped_title=brand-romance-by-newcast

View more presentations from Newcastvivaki.

Leia mais notícias sobre estratégias de marketing

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEntretenimentoestrategias-de-marketingImagemLady GagaMarcasmarketing-viralServiços

Mais de Marketing

Generalistas ganham força no marketing com perfil mais estratégico e foco em resultados

Aparência do conhecimento: como a IA vem criando uma epidemia de falsos especialistas

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing