Marketing

Coca-Cola deve indenizar CBF por uso indevido de imagem

STJ decide que marca deve indenizar CBF por campanha com ex-jogadores usando camisa parecida com a da seleção

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 17h14.

São Paulo - A Coca-Cola deverá indenizar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por uso indevido de imagem em campanha publicitária veiculada durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

A decisão, por unanimidade, é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 

Segundo informou o STJ, a campanha da Coca-Cola mostrou os ex-jogadores Bebeto, Biro-Biro e Dario (Dadá Maravilha) "trajando vestimenta bem parecida com o uniforme da seleção brasileira e teria induzido o espectador a associar o sucesso da seleção ao refrigerante".

O Tribunal de Justiça do Rio entendeu que a empresa lucrou com o uso indevido, por imitação, do uniforme e do distintivo de propriedade da CBF, o que gerou o dever de indenizar. O valor, no entanto, ainda não foi definido.

Em recurso ao STJ, a Coca-Cola alegou que a campanha publicitária utilizou as cores verde e amarelo, representativas da nação brasileira, exatamente porque são de domínio público. No entendimento da companhia, os elementos são propriedade imaterial de todos os brasileiros.

Porém, para o relator do recurso no STJ, ministro Villas Bôas Cueva, o uso de elementos apenas aproximados, embora disfarçados, tinha o claro objetivo de “remeter o consumidor da Coca-Cola à imagem da seleção brasileira ou, em outros termos, de usar a imagem cujos direitos são reservados à CBF para vender o produto comercializado”. 

Procurada pela reportagem, a Coca-Cola afirmou que irá aguardar a publicação da decisão para avaliar as possibilidades de recurso.

*Matéria atualizada às 18 horas.

Acompanhe tudo sobre:BebidasCBFCoca-ColaEmpresasEmpresas americanasEsportesFutebolImagemPublicidadeRefrigerantes

Mais de Marketing

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat

De bebês mamíferos ao garoto Bombril: relembre 5 campanhas que marcaram época

Experiência com propósito: como Heineken, Elo e Itaú conectam emoção e negócio