Comercial da Jeep: dualidade americana e divisão entre Clinton e Trump (Jeep/Reprodução)
Guilherme Dearo
Publicado em 20 de outubro de 2016 às 12h05.
São Paulo – Nos Estados Unidos polarizado entre Hillary Clinton e Donald Trump, a Jeep resolveu promover a união dos americanos.
Em nova campanha "paz e amor", criada para o debate presidencial de ontem (19), a marca apostou em uma tela dupla para mostrar "duas visões" dos carros Jeep.
Os quatro comerciais de “Free To Be” (“Livre para Ser”) foram veiculados durante o pré-debate no canal CNN e depois no pré e pós da emissora MSNBC.
Nos vídeos, a dualidade entre o off-road Grand Cherokee Trailhawk e o luxuoso e citadino Grand Cherokee Summit.
Detalhe importante nos comerciais: os adesivos na parte traseira dos carros. De um lado, o símbolo do Partido Republicano. Do outro, do Partido Democrata.
Os tons e cores também variam. O lado republicano traz cores mais quentes e o carro vermelho. O lado democrata traz cores mais frias e neutras.
Os vídeos trazem um bom jogo de imagem e edição ao mesclar as cenas duplas. Mas a divisão revela a duplicidade inerente ao debate político e à democracia.
Na trilha sonora, "If You Want To Sing Out, Sing Out", de Cat Stevens. A letra da canção não poderia ser mais oportuna.
Além de ser uma balada calma e amorosa (ajudando, assim, a acalmar os ânimos dos eleitores americanos), diz coisas como "Bem, se você quer dizer sim, diga/E se você quer dizer não, diga/Porque existem muitos caminhos pra ir/Você sabe que sim".
A criação é da agência mcgarrybowen New York.
Assista:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=asbZVfJHiHA
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=FvelnNKADZw
https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=SlQ2vUuOIDw