EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 17h06.
São Paulo - Aos 27 metros de altura, com área de 220 metros quadrados e 5 mil mudas de 19 tipos de plantas, um jardim vertical intrometeu-se na paisagem do Minhocão, no centro de São Paulo, capital.
Segundo seus criadores, a construção pode reduzir em até 30% os poluentes do entorno e aumentar a umidade do ar.
A estratégia por trás da intervenção urbana é da marca Absolut, cuja iniciativa faz parte do posicionamento global “Transform Today” - transformar o hoje, em tradução livre.
“O Minhocão é conhecido por sua engenharia bruta e pelo incontestável impacto na paisagem do centro, e nos pareceu o cenário ideal para transmitir a ideia do projeto”, explica Rafael Souza, grouper das marcas premium da Pernod Ricard, fabricante da vodka.
A imagem urbana, cosmopolita e artística defendida pela marca também ajudou na escolha dos parceiros para a ação de marketing, o coletivo Movimento 90°, voltado para a criação de jardins verticais, e a Escola São Paulo, centro de economia criativa. O projeto tem produção da agência F.biz e é o primeiro jardim vertical em empena cega da América do Sul.
Segundo Rafael Souza, foi natural a inclusão da sustentabilidade na lista de iniciativas do rótulo de bebidas. “É uma forma de mostrar a crença da marca em um projeto concreto, que pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas”, afirma.
Em 2013, a marca adotou um posicionamento especialmente focado nos millenials, jovens "de espírito ousado, aguçado e ansioso por novidades", o “Transform Today”.
O saldo de primeiro ano da adoção da nova identidade é positivo, ressalta Souza. Segundo dados da empresa, a marca se mantém líder do segmento de vodkas premium, com market share de 75,1% no país.