EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.
A internet está se transformando num importante canal de divulgação das baladas realizadas por grandes empresas. É na rede que se divulga a programação dos eventos, acompanhada de notícias e de curiosidades sobre as atrações. Após os espetáculos, é também na internet que se encontra a cobertura completa dos shows.
No site do TIM Festival, por exemplo, que ocorre em novembro, já é possível encontrar uma grande gama de informações não só sobre o evento, mas sobre o trabalho e a rotina dos artistas que irão se apresentar. Na avaliação dos especialistas, a estratégia pode potencializar o efeito da festa. "A empresa precisa estabelecer vínculos capazes de perpetuar os bons momentos criados durante os espetáculos", diz Suzy Zveibil Cortoni, diretora da ComSenso, agência de estudos do comportamento. "Neste caso, a internet é uma ferramenta muito importante para fidelizar clientes, principalmente os mais jovens."
O Nokia Trends, organizado pela fabricante de celulares Nokia, tem sido um dos mais agressivos na utilização dessa estratégia. A empresa desenvolveu um portal com o nome da nova marca. Apesar de não ter completado sequer um ano, o site já conta com 24 000 cadastrados. Toda essa comunidade encontra no endereço eletrônico notícias, reportagens e curiosidades sobre música e entretenimento, além de informações sobre os últimos lançamentos da empresa.
"Queremos transformar o site do Nokia Trends numa referência para quem busca diversão", diz Anderson Ramos, diretor de Marketing da Nokia. Somente em agosto, no mês que antecedeu o Sonar Sound, o portal recebeu 2,2 milhões de visitantes, 60% a mais que em março deste ano, quando ocorreu o primeiro Nokia Trends. No mês de setembro, houve 4 milhões de page views no site, resultado que superou o registrado pelo portal global da Nokia.