Marketing

Higiene supera sabor na hora de escolher restaurante

Pesquisa aponta que preocupação com contaminação mudou comportamento do consumidor em relação à alimentação

Pizza: opção é queridinha da quarentena, mas consumidor prioriza higiene (A'laa Eladl/Getty Images)

Pizza: opção é queridinha da quarentena, mas consumidor prioriza higiene (A'laa Eladl/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2020 às 12h14.

Pizza: opção é queridinha da quarentena, mas consumidor prioriza higiene (A'laa Eladl/Getty Images)

Se o sabor dos alimentos era um ponto crucial na escolha do cardápio — seja em casa ou na rua —, a pandemia da covid-19 mudou o foco do consumidor. Os cuidados com as possíveis fontes de contaminação passaram a ser prioridade na hora de definir o que comer.

A conclusão é resultado de uma pesquisa da consultoria de serviços de alimentação Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest. Feito no início de abril, o levantamento abordou pouco mais de mil consumidores das classes A, B e C, com 83% da amostra em isolamento social.

O estudo mostra que, para 78% dos consumidores, a pandemia é preocupante ou muito preocupante — o que reflete no isolamento social e no inegável crescimento da demanda por delivery. Neste contexto, os critérios para a escolha de restaurantes mudaram.

A importância de o estabelecimento oferecer uma comida gostosa aparece em terceiro lugar, sendo indicada por 43% dos respondentes. A preocupação com limpeza e higiene é campeã, citada por 78%. Em segundo lugar, o preço justo, lembrado por 51% dos entrevistados.

Ainda de acordo com a pesquisa, o que tem levado o cliente a confiar nos restaurantes são as práticas de higiene e limpezas evidentes nas instalações, o uso regular de luvas e máscaras pelos funcionários na cozinha e a presença de lacre nas embalagens enviadas por delivery.

O sabor, no entanto, ainda tem seu valor. Entre os mais pedidos da quarentena estão pizza (67%), hambúguer (47%) e pratos da culinária brasileira (44%), que incluem opções como strogonoff e pratos feitos.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoConsumoCoronavírus

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo