Marketing

Havaianas encardida? Marca renomeia chinelo após viralizar como meme

Havaianas muda nome de produto no e-commerce e transforma piada nas redes em estratégia de engajamento

Modelo Brasil Logo na cor creme agora aparece como “Encardida” no site da Havaianas, em resposta ao meme que viralizou nas redes sociais (Divulgação)

Modelo Brasil Logo na cor creme agora aparece como “Encardida” no site da Havaianas, em resposta ao meme que viralizou nas redes sociais (Divulgação)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 15 de julho de 2025 às 19h31.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

Depois de virar meme nas redes sociais, a Havaianas decidiu levar o bom humor ao 'pé da letra'. O modelo Brasil Logo na cor creme, apelidado por usuários de “Havaianas encardida”, agora aparece com esse nome no site oficial da marca.

A brincadeira, que começou com comparações da tonalidade do chinelo a um branco envelhecido, ganhou força no X (ex-Twitter), Instagram e TikTok, e foi oficialmente incorporada pela marca.

No e-commerce, a nova descrição do produto aparece como “Chinelo Havaianas Brasil Logo Encardida” e está acompanhada de banners contextualizando o meme.

A ação também se estende às redes sociais da marca, com publicações voltadas a engajar a comunidade que ajudou a viralizar o apelido.

A cor “encardida” faz parte da linha Brasil Logo, uma das mais tradicionais da Havaianas, com a bandeira nacional em destaque. Atualmente, a coleção conta com 12 cores.

O movimento está alinhado à estratégia de marketing da Havaianas de acompanhar as conversas nas redes sociais e dialogar com públicos mais jovens. Ao incorporar o meme ao e-commerce e às redes oficiais, a marca transforma um comentário viral em ferramenta de engajamento e reforça sua presença no cotidiano — e na cultura digital — dos consumidores.

Acompanhe tudo sobre:Havaianasestrategias-de-marketingRedes sociais

Mais de Marketing

O que a American Eagle ganhou com a campanha polêmica de Sydney Sweeney

Como o Amazonas tem aplicado a IA, Inteligência Ancestral, como estratégia de marketing

Confusão com podcasts vira vitrine para novas 'publis' de Camila Fremder

Campanha da Lay’s usa IA para escancarar o machismo nas narrações de futebol