Marketing

Häagen-Dazs e Extra apostam no Dia do Sorvete

Data criada pela ABIS estimula o consumo e mostra que produto é um alimento

Brasileiros consumiram 995 milhões de litros de sorvete em 2009 e a expectativa para esse ano é de que este número chegue a um bilhão (.)

Brasileiros consumiram 995 milhões de litros de sorvete em 2009 e a expectativa para esse ano é de que este número chegue a um bilhão (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Rio de Janeiro - Os brasileiros consumiram 995 milhões de litros de sorvete em 2009 e a expectativa para esse ano é de que este número chegue a um bilhão. Mesmo assim, o Brasil ainda não pode ser considerado um dos maiores mercados do mundo como Finlândia, Dinamarca, Noruega, Islândia e Suécia, que consomem entre três e quatro vezes mais.

Para incentivar o consumo deste produto, em 2002 foi criada a ABIS (Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes), que, por sua vez, escolheu a data de 23 de setembro para celebrar o Dia do Sorvete, junto com a chegada da Primavera. Nestes oito anos de atuação, a ABIS registrou um aumento de 39,5% no consumo de sorvete no Brasil e luta para que o produto deixe de ser visto como uma guloseima e passe a fazer parte dos itens de alimento rico em nutrientes na lista do consumidor.

Mesmo assim, ainda são poucos os consumidores que, de fato, celebram a data tomando sorvete. Além disso, também são poucas as marcas que investem em ações de marketing com este foco, como a Häagen-Dazs e a rede varejista Extra, por exemplo. Para piorar o panorama, aliado a isso, está o comportamento e a cultura do brasileiro com relação ao consumo deste produto, normalmente atrelado a temperaturas mais quentes.

Alimento x guloseima

É comum para os brasileiros tomar sorvete em dias quentes. Mas basta fechar o tempo, chover e fazer frio para que o produto vire o vilão responsável por inflamações e irritações na garganta. Outra iniciativa da ABIS, iniciada no ano passado, é a campanha Sorvete Alimenta, cujo objetivo é alertar os consumidores e fazer com que o mercado ofereça produtos de qualidade. "Ainda temos muitos tabus, mas aos poucos faremos a concientização de que o sorvete alimenta e pode ser consumido em qualquer temperatura", afirma Eduardo Weisberg, Presidente da ABIS, em entrevista.

Este ano, o faturamento da indústria de sorvetes deve ultrapassar o de 2009 em 15%, chegando a quase US$ 1,5 milhão, de acordo com a entidade. Entre os produtos mais vendidos, os sorvetes de massa - as tradicionais bolas - representam 72% do total. Em seguida estão os picolés, com 19%, e os sorvetes soft, produzidos em máquinas, que representam 9% do consumo nacional.


Com este cenário favorável, a Häagen-Dazs criou uma ação que aconteceu ontem, dia 23, em todas as suas 11 lojas no Brasil, onde o consumidor que comprou um sorvete ganhou uma bola grátis para dar de presente. O "Dia de Häagen-Dazs" tem como objetivo apresentar os produtos da empresa para novos consumidores e ressaltar a importância da data para o segmento no Brasil.

Ações no varejo

Com o Dia do Sorvete, o Grupo Pão de Açúcar apostou no consumo não só nos fins de semana, como acontece hoje. Em todas as lojas que compõem a rede varejista, 60% do consumo de sorvetes acontece nos dias de lazer. "Nosso objetivo é tentar criar um costume de consumo sem ser refém do clima", diz Marcelo Lolio, Gerente Comercial do Grupo Pão de Açúcar, em entrevista ao portal.

A ação feita pela bandeira Extra oferece descontos entre 15% e 20% no preço de potes de dois litros, de acordo com cada marca. O sucesso nas vendas poderá acarretar na extensão da promoção para este fim de semana. "Esta é a primeira ação que fazemos para a data e esperamos um fatutramento 20% maior do que em um dia normal, com foco nas marcas próprias como a Qualitá", aponta Lolio, frisando que esta é a categoria de marca própria que mais cresce em vendas no Grupo Pão de Açúcar.
 
Apesar da celebração e da oportunidade que o Dia do Sorvete oferece para as marcas do segmento, ainda falta o engajamento de outros players como a Kibon, por exemplo. Por meio de sua assessoria de imprensa, a companhia informou que nenhuma ação foi realizada por acreditar que o Dia do Sorvete pode ser celebrado todos os dias pelos consumidores.

Leia mais notícias sobre promoções

Siga as notícias de marketing do site EXAME no Twitter


Acompanhe tudo sobre:Consumidoresestrategias-de-marketingMarcasPromoções

Mais de Marketing

Nike: CBF recusa oferta inicial da marca em busca de camisa mais valiosa do mundo

Diversidade, equidade e inclusão são negócios, defende executiva de marketing da Visa

Farm ganha destaque em "Emily in Paris" com look usado por Lily Collins

ChatGPT do vendedor: startup de automação de CRM com IA capta R$ 2,5 mi em rodada seed