Marketing

Gucci usa seda japonesa para ajudar vítimas do tsunami

A grife elaborou uma exclusiva série de bolsas cujos lucros serão destinados aos trabalhos de reconstrução após o terremoto e tsunami do Japão de 2011


	Gucci: toda a renda arrecadada será doada à cidade de Sendai com o objetivo de apoiar seus esforços de reconstrução após o terremoto de março de 2011.
 (foto/Getty Images)

Gucci: toda a renda arrecadada será doada à cidade de Sendai com o objetivo de apoiar seus esforços de reconstrução após o terremoto de março de 2011. (foto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 15h21.

Tóquio - A Gucci se associou a uma tradicional fabricante de seda japonesa para elaborar uma exclusiva série de bolsas cujos lucros serão destinados aos trabalhos de reconstrução após o terremoto e tsunami do Japão de 2011.

As dez bolsas, que serão vendidas por 420 mil ienes (cerca de R$ 9.500) cada uma, foram confeccionadas com seda sendaihira, um material de luxo que data do período Edo (1603-1867) e que foi doada por um artesão da região.

A sendaihira é uma seda feita à mão que tradicionalmente foi utilizada para produzir "hakamas", as calças masculinas usadas originalmente pelos samurais e muito populares entre os atores de kabuki e os lutadores de sumô.

O artesão Yohio Koda, de 84 anos e reconhecido como uma lenda viva pelo governo japonês, cedeu a Gucci um "tan" (corte de 11 metros de comprimento por 34 centímetros de largura) do material, avaliado em vários milhões de ienes, para que a casa de moda italiana o incorporasse a uma edição especial de acessórios.

As bolsas, que são a primeira parceria da Gucci com artesãos japoneses, são fabricadas com pele e bambu, e forradas com a valiosa seda impressa com raias que evoca Sendai, uma cidade cercada de florestas e à beira do mar, de acordo o jornal "Asahi".

Algumas dessas peças já foram postas à venda em uma loja de Sendai, no norte do Japão gravemente afetada pelo tsunami, e as outras serão vendidas em Tóquio e Osaka a partir de setembro.

Toda a renda arrecadada será doada à cidade de Sendai com o objetivo de apoiar seus esforços de reconstrução após o terremoto de março de 2011.

"É uma grande honra que minha seda se transforme em uma ponte entre Sendai e a Itália e que eu possa contribuir com a reconstrução após o desastre", disse o artesão japonês em uma entrevista publicada hoje pelo jornal "Yomiuri". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEmpresas italianasGucciJapãoPaíses ricosTsunami

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025