Starbucks: no Dia dos Namorados, aplicativo usava realidade aumentada para decorar copos (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 2 de maio de 2012 às 17h16.
São Paulo - O Google lançou recentemente uma cartilha sobre estratégias de marketing em plataformas móveis. Escrito por Jason Spero, chefe de marketing da AdMob - plataforma de publicidade móvel adquirida pela companhia em 2009 -, o manual chama-se “The Mobile Playbook: The Busy Executive’s Guide to Winning with Mobile" e explica o que marcas e anunciantes devem priorizar para criar campanhas efetivas em smartphones e tablets.
De acordo com Spero, um milhão de pequenas empresas entrarão no mercado de publicidade móvel em 2012 criando sites para celulares. E é do interesse do Google fazer com que elas entrem com o pé direito.
Em meio a gráficos e estudos de caso, a cartilha destaca cases de diversas empresas que foram bem-sucedidas em suas estratégias. Veja quais são algumas delas, e o que elas estão fazendo.
Starbucks
O aplicativo da Starbucks consegue fidelidade permitindo que mais de um milhão de frequentadores de suas cafeterias escaneiem códigos de barras, recarreguem os cartões de compras da rede e compartilhem suas localizações e opções de bebidas favoritas nas redes sociais. Tudo com acesso gratuito a internet por Wi-Fi, disponível em todas as lojas.
Em uma das ações mobile, a marca aproveitou o Valentine’s Day - nosso Dia dos Namorados - e criou o aplicativo Cup Magic, que por meio de realidade aumentada, decorou copos com corações animados.
Walmart
O app da rede permite adicionar itens à lista de compras usando comando de voz, teclado ou escaneando o código de barras, além de possibilitar a consulta de preços e da disponibilidade do produto na loja. Em alguns supermercados, pode-se até pesquisar a localização do corredor onde está o produto.
Coca-Cola
Simples, mas divertido. O aplicativo da marca permite que usuários simulem que estão bebendo uma Coca-Cola.
Delta Air Lines
A empresa aérea permite que clientes abram mão dos cartões de embarque, usando no lugar versões digitalizadas no momento do embarque, um recurso que agiliza o processo de embarque e evita que vôos saiam atrasados.
Os aplicativos oferecem opções de check-in eBoarding em 79 cidades, além de rastreamento de bagagens, alertas sobre viagens, condições de aeroportos e lembretes de estacionamento.
Kraft
A Kraft criou o iFood assistance, aplicativo para tablet que pais e filhos podem usar juntos durante o preparo das refeições, com vídeos, receitas e games.
Intuit
Os usuários do aplicativo SnapTax, criado pela empresa, podem gerenciar os impostos pagos via iPhone ou Android. Os passos são simples: fotografe o formulário, responsa algumas perguntas e arquive.
Wallgreens
A rede de farmácias americana criou um aplicativo que ajuda clientes a administrar o uso regular dos remédios, o “The Refil Ready”.
O app manda mensagens toda vez que os remédios receitados estiverem no fim. O serviço é gratuito e funciona em qualquer tipo de celular. Com isso, a marca conseguiu que 25% das recompras de medicamentos fossem feitas via celular.
Specialty’s Cafe & Bakery
Com site mobile-friendly, a companhia permite que usuários façam o pedido de qualquer lugar e possam buscá-lo na loja mais próxima. Chipotle, Subway e outras redes possuem serviços semelhantes.
Zipcar
A empresa de aluguel de carros criou um aplicativo que não apenas guia o cliente pelo processo de reserva, mas também localiza o carro no estacionamento acionando a buzina e a destrava das portas.
Chase
Um app do banco permite que clientes façam depósitos de cheques por meio de snapshot. Basta tirar uma foto da frente e do verso do cheque e enviá-la pelo aplicativo. Segundo o manual, a funcionalidade pode ajudar os bancos que quiserem manter menos caixas eletrônicos em funcionamento.
Priceline
Pelo Negotiator, a empresa ajuda consumidores a encontrar e reservar um quarto de hotel. Os números: 58% dos usuários do aplicativo reservaram um quarto dentro de 20 milhas de distância e 35% reservaram dentro de uma milha.
82% conseguiram reservar uma estadia menos de um dia antes do check-in, o que sugere que esses usuários já estavam em seus lugares de destino, e buscaram o aplicativo para tomar a decisão pela reserva em tempo real.
Ticketsnow
O site móvel da companhia conseguiu dobrar as vendas online da empresa, um "antes e depois" que acontece com frequência quando marcas tornam suas páginas amigáveis a celulares.
Volkswagen
A montadora incentiva suas concessionárias a aderir ao mobile fornecendo modelos que permitem criar sites móveis onde os clientes podem acessar o estoque, consultar opções de financiamento e entrar em contato diretamente com revendedores locais.
HP
A empresa preferiu a utilidade ao entretenimento em sua estratégia móvel. O aplicativo ePrint permite que os consumidores acionem a impressão de documentos a partir do smartphone, o que certamente ajuda a impulsionar a receita da empresa e as vendas de tinta.
Domino's
Pode-se pedir "mais de 1,8 bilhões de combinações de pizza" e acompanhar passo a passo o progresso do pedido com o Domino’s Live Pizza Tracker.
Comcast
O aplicativo da companhia pode ser usado para consultar a disponibilidade dos serviços e obter assistência. A Comcast criou uma extensão de publicidade móvel que permite que usuários liguem diretamente dos resultados de busca, uma campanha que gerou uma taxa média de cliques 270% maior do que os anúncios de busca de desktop.
W Hotels
A rede de hoteis tenta fidelizar clientes oferecendo no aplicativo desde listas de música até pedido de serviço de quarto.