Marketing

GM retirou US$ 10 mi do Facebook porque queria anúncios maiores, diz site

Entre as propostas da montadora, estavam inclusive anúncios que encobrissem a página, disse o Ad Age

Na metade deste mês, a GM anunciu a retirada de 10 milhões de dólares em publicidade do Facebook (Getty Images)

Na metade deste mês, a GM anunciu a retirada de 10 milhões de dólares em publicidade do Facebook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2012 às 06h12.

São Paulo - Há cerca de duas semanas, a GM anunciou uma retirada de 10 milhões de dólares em publicidade paga no Facebook. Na época, a montadora chegou a receber uma provocação da Ford por causa do motivo apontado para o cancelamento - a falta de eficácia dos anúncios.

De acordo com o Advertising Age, no entanto, o argumento da fabricante foi um tanto inexato. Segundo o site, a GM queria anúncios maiores e mais impactantes do que os oferecidos pelo Facebook atualmente. Para a montadora, a audiência da rede social era interessante, já os formatos de anúncio, não. 

O debate entre as empresas teria acontecido em um encontro entre o CMO global da GM, Joel Ewanick, outro alto escalão do marketing da GM e executivos de contas do Facebook, disseram pessoas próximas à negociação

No lugar de "sponsored stories", muito parecidas com os posts de usuários do Facebook, ou unidades menores na lateral direita do site, a GM queria anúncios que pudessem até mesmo encobrir a página, de acordo com o site. A resposta do Facebook foi "não".

Nenhuma das parte envolvidas quis comentar o assunto.

O debate das duas companhias toca em um ponto chave, que pode definir o futuro do Facebook, principalmente após o IPO: ou a plataforma coloca as necessidades de seus usuários em primeiro lugar, limitando a publicidade a que eles estão expostos, ou se torna mais agressiva em seus formatos publicitários, e consequentemente, mais aberta às necessidades dos anunciantes. 

Em 2012, a rede social já integrou em seus apps o formato "Sponsored Stories" - preparando-se para uma tendência robusta à mobilidade nos próximos anos -, levou ao ar um formato chamado "Facebook Offers" e também passou a permitir que seus anunciantes pudessem comprar espaços na página de logout.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGM – General MotorsInternetMontadorasPublicidadeRedes sociais

Mais de Marketing

Campanha da Oficina com Milton Nascimento foge das convenções. Ainda bem

Havaianas encardida? Marca renomeia chinelo após viralizar como meme

Lembra do ‘Pipoca com Guaraná’? Jingle volta em campanha com Netflix e Wandinha; assista

Mind-to-machine: só as marcas mais lembradas serão recomendadas pela IA