Ricardo Oliveira, do São Paulo, durante partida do Campeonato Brasileiro de 2010 (RENATO PIZZUTTO/Placar)
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2011 às 10h49.
São Paulo - A Globo tornou pública sua insatisfação com o modelo de comercialização adotado pelo Clube dos 13 para o Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014.
Em anúncio divulgado nos principais jornais, nesta terça-feira (2), a emissora diz os motivos que a levou a desistir da negociação e confirma que está conversando diretamente com os times.
No comunicado, a Globo diz que "por várias vezes alertou que o modelo em vigor era fruto de uma longa parceria pelo aprimoramento do futebol brasileiro, e que as mudanças seriam danosas, inclusive para os próprios clubes".
Segundo a emissora, "os clubes brasileiros tiveram um crescimento de receitas muito acima do crescimento do PIB do país" ao longos dos últimos 13 anos, "não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, mas também com a comercialização de outros ativos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios, em virtude da exposição permanente na TV aberta".
Porém, afirma a Globo, a licitação proposta pelo C13 possui condições que não atendem aos formatos de exposição de conteúdo a que a emissora está acostumada e que são "baseados exclusivamente em audiência e na receita publicitária". "As exigências e modificações nos conteúdos das diversas plataformas de mídia, contidas na carta convite do Clube dos 13, importam na desestruturação de um projeto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos." Leia o comunicado na íntegra.