Ciclos de inovação, a necessidade de trabalhar em equipes informais e o imediatismo por resultados fazem do Marketing Digital um campo quase exclusivo da Geração Y (Germano Lüders/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de março de 2013 às 15h31.
A ciência de vender pela Internet está em ebulição. Ciclos de inovação que tornam o conhecimento obsoleto em pouco tempo, a necessidade de trabalhar em equipes informais e o imediatismo por resultados fazem do Marketing Digital um campo quase exclusivo da Geração Y.
Nas agências de publicidade, consultorias de SEO e mídias sociais, os jovens lideram o campo mais dinâmico do Marketing. Segundo a ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais), do total de quase 30.000 profissionais do setor, 30% têm entre 18 e 24 anos e 56%, entre 25 e 28 anos.
Dois terços dos empregados são do sexo masculino.
Não somente os profissionais do segmento são novos, as empresas também o são. As prestadoras de serviços digitais têm em média 5,8 anos de idade e 80% delas fatura até R$ 1,2 milhões por ano.
Somente em 2012, 307 novos negócios abriram as portas neste ramo em todo Brasil, a maioria fundada pelos empreendedores Y.
A Conversion SEO é uma empresa deste segmento. Seu fundador, Diego Ivo, inicialmente trabalhava como web designer e com SEO, há seis anos. Com 23 anos, decidiu abrir uma consultoria que otimiza sites para mecanismos de buscas.
Atualmente e após dois anos, a empresa tem 12 funcionários, cuja média de idade é de 22 anos. Alguns funcionários são especializados na parte de desenvolvimento, enquanto outros são redatores de conteúdo ou analistas de SEO.
"Apenas 13% do orçamento das empresas é investido em Marketing online. Como nosso dia-a-dia fica cada vez mais permeado por computadores e smartphones, a tendência é pelo crescimento acelerado desta proporção. Estamos testemunhando uma grande quantidade de empresas se posicionando neste mercado, que está prestes a explodir. Todos querem estar preparados para este momento" conclui Ivo.