EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 20 de julho de 2011 às 22h02.
São Paulo - O marketing esportivo faz milagres. Senão, como entender a razão para estender uma toalha e ver, estampada no ‘manto’, o rosto de Ronaldinho Gaúcho? Ele mesmo, o Dentuço, ídolo do Flamengo há oito meses, é também a estrela da nova linha de produtos licenciados que o maior clube do Brasil começa a vender em setembro.
O Flamengo anunciou o lançamento de três produtos com a marca do seu principal garoto propaganda. Os primeiros artigos comercializados serão um boneco caricato, uma toalha, e uma pulseira. De acordo com o vice-presidente de marketing do Fla, Henrique Brandão, os produtos serão os primeiros de muitos ainda a serem lançados pelo Flamengo e estarão à venda em lojas de material esportivo de todo o Brasil e em sites de comércio eletrônico.
"São os primeiros produtos de outros que virão dessa relação Flamengo e Ronaldinho Gaúcho, que está mais do que concretizada. Tenho certeza que essa parceria vai gerar muitos frutos", acredita Brandão. O boneco caricato custará 49,90 reais; a toalha com a imagem do jogador sairá por 39,90; e, a pulseira, do equilíbrio com o holograma do craque por 69,90 (preços sugeridos pelo clubge e pelo fabricante).
A estratégia rubro-negra é também de fincar bandeira de forma definitiva no comércio eletrônico. O clube fechou nesta quarta-feira um acordo com o site de compras Felicidade Urbana, para uma cota de patrocínio de seu uniforme. A empresa vai pagar cerca de 6 milhões de reais para estampar sua marca na parte de trás do calção e da camisa. O clube já recebe 2 milhões de reais da TIM, que estampa sua marca dentro do número da camisa, e outros 8 milhões de reais do BMG pelas mangas do ‘manto sagrado.
Ainda não há, no entanto, contrato com patrocinador master do uniforme do Fla. A demora já preocupa a diretoria rubro-negra a respeito da manutenção de Gaúcho no elenco, pois R10 é, segundo a revista norte-americana Forbes, o quinto jogador mais bem pago do mundo. Na lista anual da revista, Ronaldinho está atrás apenas do inglês David Beckham, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, e o também brasileiro Kaká. Outra preocupação da presidente do clube, Patrícia Amorim, é a saída do diretor de marketing Harrison Baptista. Responsável pelo projeto publicitário que possibilitou a contratação de Ronaldinho, Baptista se desligou oficialmente do Flamengo nesta terça-feira.