Marketing

Flamengo prepara linha de produtos que são 'a cara' de Ronaldinho Gaúcho

Ainda sem patrocinador master para o uniforme, clube carioca investe no licenciamento de produtos para venda em lojas de artigos esportivos em todo o país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2011 às 22h02.

São Paulo - O marketing esportivo faz milagres. Senão, como entender a razão para estender uma toalha e ver, estampada no ‘manto’, o rosto de Ronaldinho Gaúcho? Ele mesmo, o Dentuço, ídolo do Flamengo há oito meses, é também a estrela da nova linha de produtos licenciados que o maior clube do Brasil começa a vender em setembro.

O Flamengo anunciou o lançamento de três produtos com a marca do seu principal garoto propaganda. Os primeiros artigos comercializados serão um boneco caricato, uma toalha, e uma pulseira. De acordo com o vice-presidente de marketing do Fla, Henrique Brandão, os produtos serão os primeiros de muitos ainda a serem lançados pelo Flamengo e estarão à venda em lojas de material esportivo de todo o Brasil e em sites de comércio eletrônico.

"São os primeiros produtos de outros que virão dessa relação Flamengo e Ronaldinho Gaúcho, que está mais do que concretizada. Tenho certeza que essa parceria vai gerar muitos frutos", acredita Brandão. O boneco caricato custará 49,90 reais; a toalha com a imagem do jogador sairá por 39,90; e, a pulseira, do equilíbrio com o holograma do craque por 69,90 (preços sugeridos pelo clubge e pelo fabricante).

A estratégia rubro-negra é também de fincar bandeira de forma definitiva no comércio eletrônico. O clube fechou nesta quarta-feira um acordo com o site de compras Felicidade Urbana, para uma cota de patrocínio de seu uniforme. A empresa vai pagar cerca de 6 milhões de reais para estampar sua marca na parte de trás do calção e da camisa. O clube já recebe 2 milhões de reais da TIM, que estampa sua marca dentro do número da camisa, e outros 8 milhões de reais do BMG pelas mangas do ‘manto sagrado.


Ainda não há, no entanto, contrato com patrocinador master do uniforme do Fla. A demora já preocupa a diretoria rubro-negra a respeito da manutenção de Gaúcho no elenco, pois R10 é, segundo a revista norte-americana Forbes, o quinto jogador mais bem pago do mundo. Na lista anual da revista, Ronaldinho está atrás apenas do inglês David Beckham, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, e o também brasileiro Kaká. Outra preocupação da presidente do clube, Patrícia Amorim, é a saída do diretor de marketing Harrison Baptista. Responsável pelo projeto publicitário que possibilitou a contratação de Ronaldinho, Baptista se desligou oficialmente do Flamengo nesta terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCelebridadesEsportesFutebolJogadores de futebolLançamentosRonaldinho Gaúcho

Mais de Marketing

Petlove estreia nova campanha para promover plano de saúde pet

99 lança campanha para promover serviço de motos em São Paulo

25 de janeiro: Popeyes comemora aniversário de SP com filezinhos grátis

Como o Duolingo transformou uma coruja debochada em viral na web — e atraiu 50 milhões de clientes