Marketing

Fernandez conta curiosidades sobre "Retratos da Real Beleza"

Diretor geral de criação da Ogilvy mostrou que campanha da Dove é uma das propagandas mais vistas da história recente

Campanha Retratos da Real Beleza: desde que a Ogilvy ganhou tudo em Cannes, o mercado vem discutindo como a agência conseguiu tal façanha (Reprodução)

Campanha Retratos da Real Beleza: desde que a Ogilvy ganhou tudo em Cannes, o mercado vem discutindo como a agência conseguiu tal façanha (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 12h28.

São Paulo - O case da Dove, criado pela Ogilvy Brasil, é uma das propagandas mais vistas da história recente. Ainda há informações sobre a campanha desconhecidas pelo grande público. Foi o que mostrou a palestra de Roberto Fernandez, diretor geral de criação da agência, realizada no Cannes Winners na tarde desta terça-feira, 13, no Hotel Renaissance.

Fernandez esteve presente no evento, organizado pela PS Carneiro e que contou com o apoio do Estadão, para falar não só do desempenho do case Dove, mas também para demonstrar o poder da Ogilvy Brasil e como a empresa alcançou o título de “Agência do Ano” no Festival de 2013.

Curiosidades sobre a campanha "Retratos da Real Beleza"

No segundo fim de semana de abril de 2013, a campanha "Retratos da Real Beleza" foi veiculada em 34 países. Sete deles não queriam colocar o vídeo no ar por razões diversas, segundo Fernandez.

Para contornar a situação, um dos executivos do alto escalão da Unilever ligou para o Google e pediu que a empresa, que é dona do Youtube, tirasse do ar os canais da Dove nos países que estavam proibindo o vídeo e fornecessem outros brand channels, com diferentes senhas, para a marca. Para Fernandez, isto prova que a boa propaganda precisa ter gente competente e corajosa dos dois lados, tanto do cliente como da agência.

O criativo também comentou que não havia problema em solicitar mais verba para distribuir o vídeo onde quer que fosse, pois outro executivo também do alto escalão da Unilever não costumava dizer "não", já que nem conseguia discutir a questão por muito tempo e acabava cedendo. O motivo? Lembrar do filme o emocionava já que na primeira vez que assistiu, não conseguia parar de chorar.


O diretor de criação da Ogilvy Brasil também relembrou um momento triste que o fez pensar que a repercussão da campanha havia ultrapassado qualquer expectativa. Durante o velório de sua sogra, as pessoas procuravam algum assunto para espairecer. O case da Dove foi o principal deles. "Me sentia numa palestra para publicitários", diz.

Mas qual o segredo?

Desde que a Ogilvy ganhou tudo em Cannes, o mercado vem discutindo como a agência de Fernando Musa, Anselmo Ramos, Sergio Armado e Cia conseguiu tal façanha. Beto Fernandez decidiu explicar quais componentes formam a receita do sucesso.

Cannes for Good - Na hora de montar uma campanha, lembre-se do Cannes for Good e de criar ideias relevantes, que sejam feitas para o bem da humanidade.

Innovation - Buscar sempre a inovação, lembrar de cases como de Nike Fuel Band – um produto praticamente criado pela equipe criativa - e trabalhar em cima disso.

Ser um hit antes de chegar ao Festival - Cannes já premiou cases que eram celebrados pelo mundo todo meses antes do evento começar. Aconteceu da mesma maneira em 2013. Não adianta montar o videocase em maio, esperando repercussão em junho. Sua ação precisa ser real, ter substância. "Isso é uma coisa que ainda não acontece muito com a propaganda brasileira", diz Fernandez

Multiplataforma - Se a campanha for multiplataforma, as chances de levar vários prêmios aumentam. Aliás, de acordo com Fernandez, diversos troféus para um mesmo case deve ser algo recorrente no futuro de Cannes. Exemplos como The Beauty Inside (3 Grand Prix) e Dumb Ways to Die (5 Grand Prix) demonstram o poder da multiplataforma.

Acompanhe tudo sobre:Doveestrategias-de-marketingPublicidade

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025