Marketing

Ex-executiva do Rock in Rio é primeira CEO de time de eSport MIBR

Roberta Coelho assume liderança de empresa que disputa campeonatos de Counter Strike e quer trazer grandes marcas para patrocinar as equipes de jogos eletrônicos

 (MBR/Divulgação)

(MBR/Divulgação)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 29 de setembro de 2021 às 11h37.

Última atualização em 29 de setembro de 2021 às 12h40.

Executiva com passagens em empresas como Rock in Rio e Game XP, Roberta Coelho assume nesta quarta-feira, 29, a posição de CEO da empresa dona de um dos mais antigos times de eSports do Brasil, o MIBR, que atua principalmente em jogos de Counter Strike (CS:GO). É a primeira vez que a empresa tem um CEO dedicado à gestão do negócio.

Por quase 10 anos na Rock in Rio, a executiva foi vice-presidente de finanças e responsável pela área de novos negócios da empresa de Roberto Medina. Coelho também foi diretora do Game XP, maior festival de games da América Latina, que nasceu como uma arena dentro do Rock in Rio e ganhou vida própria em 2018.

“Foi a Game XP que me aproximou do universo dos games. Lá, ajudamos a contribuir para a valorização do cenário feminino de eSports com a criação da Grrrls League”, diz Coelho.

Fundada em 2003, o MIBR conquistou o primeiro título mundial do Brasil no eSport. A marca, porém, foi desativada em 2012 e voltou em 2018 depois da empresa americana Immortals Gaming Club (IGC) adquirir os direitos da marca.

Antes da chegada da executiva, a gestão do MIBR era feita pela IGC. Avaliada em 210 milhões de dólares, a Immortals é considerada a quinta maior empresa de eventos de eSports no mundo.

Com a chegada de Coelho ao MIBR, o plano é atrair outras grandes marcas para o universo do eSports e ampliar a atuação da empresa na área de entretenimento. No início de setembro, o Itaú Unibanco passou a ser patrocinador do MIBR nos times de Counter Strike e de Rainbow Six (que conta com um time feminino).

“O Itaú chegou ao MIBR para ajudar a contar as histórias de quem são os atletas do MIBR e o que eles fazem quando não estão na frente da tela do computador”, diz Coelho. Veja abaixo a campanha do Itaú que marcou o lançamento da parceria.

https://www.youtube.com/watch?v=AlZ18JPjmlI

Além do banco, o MIBR tem outros cinco patrocinadores, mas a maioria é do universo gamer como a Betway (plataforma online de apostas).

De acordo com a Gamers Club, o Brasil tem cerca de 2,5 milhões de jogadores de CS:GO, sendo o quarto maior mercado para a plataforma. No mundo são mais de 28 milhões de jogadores.

MERCADO EM EXPANSÃO

O mercado de eSports vem crescendo cada vez mais e se posicionando como um dos principais players do mundo esportivo. Dados levantados pela consultoria Alvarez & Marsal apontam que o setor deve faturar US$ 1,1 bilhão em 2021, um aumento de 14,5% na receita global, ultrapassando a economia mundial (5,5%).

O segmento foi um dos que menos sofreu com a pandemia, registrando uma queda de apenas 1,09% em 2020 em relação ao ano anterior, passando de US$ 957,5 milhões para US$ 947,1 milhões. E, com a modalidade ganhando cada vez mais notoriedade, a previsão é que as receitas alcancem US$ 1,6 bi até 2024.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:EsportesGamesItaúJogos online

Mais de Marketing

Nike: CBF recusa oferta inicial da marca em busca de camisa mais valiosa do mundo

Diversidade, equidade e inclusão são negócios, defende executiva de marketing da Visa

Farm ganha destaque em "Emily in Paris" com look usado por Lily Collins

ChatGPT do vendedor: startup de automação de CRM com IA capta R$ 2,5 mi em rodada seed