Marketing

Eventos trazem Itália moderna e luxuosa ao Brasil

Várias cidades do pais vão abrigar eventos culturais, econômicos, gastronômicos e até esportivos organizados pelo governo italiano para atrair a atenção dos brasileiros

Coliseu de Roma: Rio de Janeiro e São Paulo irão receber a maior parte dos eventos  (Diliff/Wikimedia Commons)

Coliseu de Roma: Rio de Janeiro e São Paulo irão receber a maior parte dos eventos (Diliff/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 19h48.

São Paulo - Nos próximos nove meses, um pouco mais da Itália vai chegar ao Brasil. Começou esta semana, em várias cidades do País, o momento Itália-Brasil, uma série de eventos culturais, econômicos, gastronômicos e até esportivos organizados pelo governo italiano para atrair a atenção dos brasileiros. Com mostras que vão desde a vida cotidiana na Roma Antiga até peças do mestre da pintura Caravaggio, passando por apresentações de teatro, ópera e concertos, o momento Itália-Brasil, que vem sendo organizado há dois anos, quer mostrar ao País uma face diferente: moderna e luxuosa.

"A ideia é mostrar uma face nova da Itália, além da clássica, que todos conhecem", disse o embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca. A abertura oficial será no Rio de Janeiro com uma apresentação em frente ao Teatro Municipal que reunirá mais de 100 artistas, com 180 figurinos diferentes, coreografias aéreas, rapel sobre edifícios e esferas voadoras. Essa abertura, assim como todas as outras mostras e espetáculos, será gratuita.

Antes disso, no entanto, há a face econômica do evento: dois encontros em Roma irão tratar da relação comercial e industrial com o Brasil. O primeiro deles é a V Conferência Itália-América Latina e Caribe, e o 16º. Meeting Internacional sobre Energias Alternativa, Potencial Econômico Ítalo-Brasileiro e Esportes. Também está prevista a realização de um Fórum Empresarial em outubro do ano que vem, mas ainda sem data ou local.

A partir daí, no entanto, a programação se concentra no lado cultural. Rio de Janeiro e São Paulo irão receber a maior parte dos eventos - serão as cidades, por exemplo, onde serão apresentadas as mostras de Caravaggio e "Roma: A Vida e os Imperadores", que concentra 370 peças do dia a dia sob os imperadores - essa também com uma temporada em Belo Horizonte.

No entanto, também haverá eventos em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, e várias outras capitais, além de algumas cidades do interior. Em São Paulo, Araras, Jundiaí e São João da Boa Vista terão apresentações da ópera Rigoletto. Já em Ribeirão Preto, em Dezembro, acontecerá a 7ª. Semana do Cinema Italiano. "A programação ainda não está fechada. São cerca de 500 eventos programados, mas ainda temos espaço para mais alguma coisa", afirmou o embaixador.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaItáliaPiigsTurismoDados de Brasil

Mais de Marketing

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar

SXSW 2026: como será a nova SP House em Austin